LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

28 de julho de 2009

Eu vou Seguir ...

Existe coisa melhor e maior doque a nossa capacidade de SONHAR ...



Música de Marina Elali

Eu sei,
Que os sonhos são pra sempre.
Eu sei,
Aqui no coração...
Eu vou ser mais do que eu sou
Pra cumprir as promessas que eu fiz
Porque eu sei que é assim
Que os meus sonhos dependem de mim
Eu vou tentar, sempre
E acreditar que sou capaz
De levantar uma vez mais.
Eu vou seguir, sempre
Saber que ao menos eu tentei
E vou tentar mais uma vez
Eu vou seguir...
Não sei,
Se os dias são pra sempre.
Guardei,Você no coração...
Eu vou correndo atrás,
Aprendi que nunca é demais
Vale a pena insistir
Minha guerra é encontrar minha paz...


26 de julho de 2009

Pedagogia do Sucesso: Decida hoje o que você deseja da Vida, e arrisque tudo que Puder!

Hoje, é um dia especial para você, depois de viver várias aventuras em uma existência difícil, e cheia de percalços, você apresenta-se vivo, biologicamente vivo. Existe vida em seu corpo, energias correm pelas veias e artérias que serão bombeadas levando força, vigor, entusiasmo e bios do seu coração para o mundo. O hoje em sua existência representa um caminho de muitos anos, muitas provas, muitas dificuldades, muitos momentos alegres e tristes, que no hoje só são lembranças, e o agora é formado de decisões. Você precisa decidir algumas coisas. Mudar para melhorar; escrever poemas, contos, artigos, livros, cantar, dedicar-se a novos projetos e empreendimentos. Voltar a ter novas perspectivas, e sonhar.

Decidir o que se quer, o que se deseja, o que se pretende, o que se almeja da existência, não é algo muito fácil de se fazer, visto que não somos acostumados a tomar decisões por nós mesmos. Tivemos uma educação castradora, que sempre valorizou o seguir as regras, o obedecer aos limites, o fazer sempre o que eu mando, como quero, sem reclamar. Uma educação sem valorizar as iniciativas, a criticidade e a espontaneidade.Existe muitas coisas para serem conquistadas ainda, sonhos para serem sonhados, amor para serem amados, planos para serem materializados.

Todo desafio, gera um pouco de insegurança, de medo das coisas não darem certo. Preciso me acostumar a lutar contra os meus medos, caso contrário serei eternamente refém nas minhas inseguranças, tendo medo de quase tudo, e por tudo. Veja os momentos difíceis, como oportunidade de crescer, de superar-se, de evoluir, de mostrar suas habilidades e competências, de dizer para você mesmo que você é capaz. E aprender com as situações aparentemente difíceis.

Certa vez, um velho lenhador, conhecido por sempre vencer os torneios que participava, foi desafiado por um outro lenhador jovem e forte para uma disputa. A competição chamou a atenção de todos os moradores da localidade. Muitos acreditavam que finalmente o velho perderia a condição de campeão dos lenhadores, em função da grande vantagem física do jovem desafiante.
No dia marcado, os dois competidores começaram a disputa, na qual o jovem se entregou com grande energia e convicto de que seria o novo campeão. De tempos em tempos olhava para o velho e, às vezes, percebia que ele estava sentado. Pensou que o adversário estava velho demais para a disputa, e continuou cortando lenha com todo vigor.

Ao final do prazo estipulado para a competição, foram medir a produtividade dos dois lenhadores e pasmem! O velho vencera novamente, por larga margem, aquele jovem e forte lenhador. Intrigado, o moço questionou o velho:

- Não entendo, muitas das vezes quando eu olhei para o senhor, durante a competição, notei que estava sentando, descansando, e, no entanto, conseguiu cortar muito mais lenha do que eu, como pode!

- Engano seu! Disse o velho. Quando você me via sentado, na verdade, eu estava amolando meu machado. E percebi que você usava muita força e obtinha pouco resultado.

O Sucesso da vida, e na vida depende de cada um de nós. De como encaramos os desafios e problemas, de como visualizamos as oportunidades que pela nossa ótica muitas das vezes, oportunidades são dificuldades, chances são barreiras, e me silencio pelo medo, pela insegurança, pelo sentimento de não ser capaz de realizar, de caminhar, de construir, de agir, de crescer e demonstrar conhecimento com segurança.

Viver é um desafio, e todos nós enfrentamos problemas, passamos por momentos difíceis, porém o que nos diferencia, é justamente a forma como cada um de nós, escolhe para superar suas dificuldades. Ou fico deprimido, achando que a vida é um caos, que tudo esta encerrado, que não posso sonhar, ou levanto-me para viver, para encontrar novos rumos, novas possibilidades, novos momentos, amigos, amores, lugares e ser de fato ser feliz.

Enquanto outras pessoas se desesperam, correndo atrás de instrumentos, de armas, de munições e de curingas, pensando que assim vão ganhar o jogo da vida. Pare para afiar o seu machado, para prepara-se para uma guerra, não contar seres humanos, animais selvagens, monstros aquáticos, dinossauros ou extraterrestres. Pare para vencer, para confrontar você mesmo, para superar o que te limita de ser melhor, de ser capaz, de ser uma pessoa positiva, criativa e sonhadora. Existem grandes oportunidades para você, existe alguém a procura de um alguém como você, existe uma vaga de emprego a sua espera, um sonho para ser sonhado exclusivamente por você, um Deus que te escuta, que te acompanha, e te ama. Decida hoje o que você deseja da Vida, e arrisque tudo que puder, por você mesmo.

9 de julho de 2009

COMO A ESCOLA PODE SOBREVIVER SEM O COORDENADOR PEDAGÓGICO?



Analisando o contexto educacional de muitas escolas, observa-se que aquelas que não possuem um coordenador pedagógico, geralmente possui ações didáticas e pedagógicas desarticuladas, projetos sem acompanhamento, alunos sem orientação, e professores sem supervisão. Um escola com ações desarticuladas, dificilmente consegue melhorar seus Indicadores Educacionais, estando sempre entre as piores escolas do país.

O sucesso do processo de ensino e aprendizagem depende da equipe, dos professores, do diretor, e do coordenador pedagógico.Comprovamos isso quando verificamos o resultado do ENEM ( exame nacional do Ensino Médio) , onde as 10 melhores escolas, possuem coordenador pedagógico, que realiza orientações pedagógicas com alunos e professores e promove reuniões com pais e mestres tentando discutir ações que de fato promova uma educação de qualidade. Das 10 melhores escolas do Brasil segundo o ENEM, somente uma é pública. Precisamos pensar em uma escola, que seja pública, que seja de qualidade, e que possa competir nos mesmos parâmetros com as escolas particulares. Mas será que é este o desejo dos governantes? Ter uma escola com uma equipe coesa, articulada, competente, critica, politizada, e que promova a emancipação social, econômica e política dos nossos alunos?

O Coordenador Pedagógico é o profissional que, na Escola, possui o importante papel de desenvolver e articular ações pedagógicas que viabilizem a qualidade no desempenho do processo ensino-aprendizagem. Coordenador Pedagógico é um orientador das práticas do professor, estimulando-o a adotar estratégias metodológicas diversificadas de ensino que mobilizem menos a memória e mais o raciocínio, além de outras competências cognitivas, potencializando a interação entre professor e aluno.

O Coordenador Pedagógico deve possuir conhecimentos gerais e específicos que lhe permitam desempenhar uma série de atividades que visam resultados como: a melhoria constante do processo de ensino-aprendizagem; o desenvolvimento e a implantação da Proposta Pedagógica, do Currículo Escolar e de Programas Educacionais, com foco em competências e habilidades; o crescimento profissional dos educadores, numa sistemática de educação permanente; a utilização de métodos/estratégias e recursos pedagógicos mais apropriados para o desenvolvimento dos educandos, bem como a adoção de outros procedimentos que os favoreçam nesse sentido.

FORMAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO:

Deve ter as habilidades e as competências profissionais que é indispensável para o cargo de Coordenador Pedagógico. (Formado em Pedagogia).

ATRIBUIÇÕES:

Coordena (organiza reuniões e encontros com pais, professores e alunos) e assessora os trabalhos pedagógicas da escola.

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO:

Acompanha os trabalhos realizados pelos professores individualmente e coletivamente em sala de aula. Avalia, Sugere e articula os projetos didáticos.

ORIENTADOR EDUCACIONAL:

Acompanhamento individualmente os alunos em suas dificuldades pessoais e escolares.

PARTE BUROCRATICA:

Desenvolve relatórios, diagnósticos e projetos. Deve organizar toda documentação por escrito (Atas).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Uma escola sem coordenação é como um barco sem leme, como um jardim sem flores, como uma orquestra sem maestro. O Coordenador Pedagógico é o orientador das práticas do professor ao promover oportunidades de reflexão sobre as estratégias adotadas, redefinindo-as, em conjunto, quando necessário. Orienta os alunos, quanto às dificuldades de aprendizagem, promovendo projetos e desenvolvendo atividades que favoreçam o desenvolvimento de novas habilidades e competências. Este profissional é indispensável no âmbito educacional, um coração saudável e forte que faz o conhecimento circular no corpo da escola, que bombeará saberes, promoverá discussões e articulará ações afirmativas, valores humanos, e como coração humano, fará com que a vida continue no corpo da escola. Como uma escola pode viver sem este profissional?

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

ALMEIDA, Laurinha Ramalho e outros. O Coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Cortez, 2001.

FAZENDA, Ivani Catarina. Conversando sobre interdisciplinaridade com coordenadores pedagógicos. O encontro em flor. In. A Academia vai à escola. São Paulo: Papirus,1995.

FAZENDA, Ivani Catarina. ( ORG) . Práticas interdisciplinares na Escola. São Paulo:Cortez, 1993.

PILETTI, N. Estrutura e funcionamento do ensino fundamental. São Paulo: Ática,1998.
http://www.udemo.org.br/RevistaPP_04_03OPapeldoProfessor.htm
http://www.acessonews.com/blog/3007/melhores-escolas-no-enem-2008/

http://www.gestaouniversitaria.com.br/index.php/edicoes/37-39/179-o-coordenador-pedagogico-e-o-universo-escolar.html

Comentário