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19 de janeiro de 2012

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino

 

 

 

TEMA GERAL:

DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE.


XVI ENDIPE

Período: 23 a 26 de julho de 2012
Limite de vagas:

Local: Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas/SP 
 
A escola, como instituição social, cumpre uma função que lhe é específica, qual seja, a de assegurar a formação educativa escolar para todas as crianças, jovens e adultos do país. Sua trajetória mostra conquistas, como a ampliação do atendimento a quase todas as crianças em idade escolar, ao mesmo tempo em que evidencia enormes problemas, como a sonegação do ensino público, com qualidade, para boa parte da população que nela está inserida.

As políticas educacionais implementadas nos últimos vinte anos acabaram por impor às escolas um excessivo controle, que tem dificultado sua organização a partir de projetos político-pedagógicos próprios e emanados do trabalho coletivo de sua comunidade. Em decorrência, estão perdendo a possibilidade de se recriar frente às novas demandas sociais, padecendo com a imposição curricular praticada em várias redes de ensino, com as múltiplas avaliações externas (que privilegiam resultados em detrimento de processos educacionais), com a precarização e intensificação do trabalho dos professores, entre outros aspectos. Toda essa situação caminha no sentido do esmagamento de possíveis projetos institucionais e pedagógicos com identidade própria, causando o empobrecimento das práticas docentes e a deterioração da qualidade da formação disponibilizada aos alunos. 

A escola pública pede socorro!

Nós educadores que ainda acreditamos numa sociedade que se torne justa e solidária pela socialização e partilha de saberes, de conhecimentos e de valores, estamos convocados a responder a esse grito de alerta. Nunca é demais perguntar: que sociedade queremos para os brasileiros das gerações futuras? Sem medo de pieguice, podemos afirmar que essa sociedade está sendo tecida nos espaços/tempos da escola pública! 

É por isso que o momento atual requer o compromisso de todos os setores da sociedade, principalmente o dos educadores, em favor da escola pública, criando possibilidades para o enfrentamento de seus problemas, de modo a fazer cumprir sua função social de assegurar aprendizagens enriquecedoras a todos os alunos, ampliando a perspectiva de direitos, garantida no plano legal. 

O XVI ENDIPE coloca em destaque essa problemática e convoca os educadores para refletirem, a partir dos retratos da nossa escola, sobre o que nos cabe como docentes, bem como o que se impõe à Didática e às Práticas de Ensino das diferentes áreas do conhecimento e o que pode se renovar por meio de nossas ações.

Desde sua criação, no início dos anos 1980, os ENDIPEs constituem espaço privilegiado para a apresentação e o debate de pesquisas, estudos e experiências que buscam responder questões emergentes da educação brasileira. Tendo por tema geral: DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE – o XVI ENDIPE se propõe a ser um espaço de articulação de trabalhos que, ao considerarem o ensino como prática social e com base nos campos teórico e disciplinar da Didática e das Práticas de Ensino, indiquem caminhos e perspectivas teóricas, metodológicas e políticas para a superação dos entraves que geram cada vez mais uma desigualdade social, a partir da sonegação do ensino de qualidade, como direito de todos que passaram a ter acesso à escolaridade. 

III Encontro Baiano de Estudos em Cultura (EBECULT) em Cachoeira - BA




III Encontro Baiano  de Estudos  em Cultura (EBECULT) será realizado de 18 a 20 de abril de 2012, em Cachoeira, cidade do Recôncavo da Bahia, a 110 km de Salvador. O objetivo do evento é incentivar o compartilhamento de pesquisas desenvolvidas no campo cultural do estado.

O evento é uma realização da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT) e do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). As duas primeiras edições foram realizadas, respectivamente, em Salvador, em 2008, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em 2009, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em Feira de Santana. A proposta é desenvolver a cada ano um encontro que promova a visibilidade de pesquisas em cultura e o intercâmbio entre pesquisadores.

O EBECULT oferecerá uma conferência sobre políticas culturais e uma mesa redonda com destaque para a cultura como direito político-social e emancipação humana, além de uma plenária, que definirá uma síntese do encontro e as próximas edições. Como oportunidade de ampliar os saberes, haverá, também, comunicações de trabalhos em simpósios que terão 17 eixos (conforme exposto nos itens programação e inscrições). Fazem parte do evento, ainda, momentos de bate-papo chamados diálogos culturais, que buscam discutir a tradição e a cultura contemporânea, e oficinas e vivencias culturais, cujo objetivo é proporcionar um encontro produtivo entre saberes científicos e tradicionais. E para completar a proposta, o EBECULT em Cachoeira contará com uma rica programação artístico-cultural.

A cidade de Cachoeira sedia um dos campus da UFRB, o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), e é município tombado pelo Instituto do Patrimônio e Histórico Artístico Nacional, desde 1971, quando passou a ser considerada Monumento Nacional por sua importância histórica. Além disso, é berço da independência do país e de manifestações culturais como a capoeira, o samba de roda e festas de caráter religioso como as D’Ajuda e a da Boa Morte, símbolo do sincretismo entre as religiões católica e de origem africana.

Confira a programação completa no site www.ufrb.edu.br/ebecult.

10 de janeiro de 2012

Você é homofóbico? Sabe lidar com as diferenças. Faça este teste.

 

 

Como você convive com as diferenças?

Saber conviver com as diferenças significa reconhecer e aceitar no outro aquilo que difere de você. É também um dos meios de se relacionar de forma mais respeitosa e ética com as pessoas ao seu redor. As diferenças podem ser encontradas tanto em sua própria casa como em espaços públicos, como a escola e a rua. Como é seu convívio com as diferenças?

Atenção: Este teste não tem validade científica e serve apenas para refletir sobre o assunto. Ele foi feito com a colaboração de Daniel Kerry, bacharel em Psicologia pela Unesp e mestrando em Psicologia pela UFSC.

 Faça o Teste

 

Homofobia cresceu 150% nas escolas brasileiras



Levantamento foi realizado com base no questionário socioeconômico do Enem de 2004 a 2008


Sabe o questionário socioeconômico que você teve que responder para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011? Pois bem, além dele servir de análise para a isenção da taxa do exame, ele pode ser usado para fazer estudos sobre os jovens brasileiros.

Foi o que aconteceu com os questionários de 2004 a 2008. Um levantamento inédito criado a partir deles mostrou um crescimento de 150% do número de pessoas que se declaram vítimas de homofobia no Brasil neste período.
O índice nacional não é o maior apontado pela pesquisa. De acordo com o levantamento, Santa Catarina registrou o maior aumento de casos de discriminação contra homossexuais, 211% entre 2004 e 2008. Outros quatro estados brasileiros apresentaram um alto índice de crescimento da homofobia, são eles: Paraná (175%), Rio Grande do Norte (162,5%) e Alagoas (164,7%) e São Paulo (160%).

No estado paulista, por exemplo, em 2004, 1,5% dos estudantes afirmou ter sofrido preconceito por causa de sua orientação sexual. Quatro anos depois, em 2008, o porcentual passou para 3,9%.

Foram analisadas as respostas de 6,4 milhões de estudantes concluintes do ensino médio, com idades entre 16 e 25 anos, que prestaram o Enem entre 2004 e 2008. Após esse ano, as questões relativas à homofobia foram retiradas dos questionários.

*Com informações de O Estado de S.Paulo

SISU 2012: Aproveite as 108 mil vagas em universidades públicas.





Estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 já podem se inscrever para disputar uma das 108 mil vagas em universidades públicas que serão oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As oportunidades estão distribuídas em 3.327 cursos de universidades federais e estaduais, além de institutos federais de Educação Profissional.

Clique aqui e acesse a página do Sisu 2012

O maior número de vagas disponíveis (64 mil) está nos cursos de bacharelado. Há, por exemplo, 2.487 vagas em cursos de direito, 1.443 em medicina e 3.958 em graduações na área de administração. Além das carreiras  mais disputadas nos vestibulares tradicionais, há oportunidades em cursos menos conhecidos pelos estudantes como astronomia, ciências ambientais, produção cultural e mineração.
Os candidatos podem se inscrever no Sisu até 12 de janeiro. Ao acessar o sistema, o estudante deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.

Ao todo, 95 instituições públicas de ensino superior participam da oferta do Sisu para o primeiro semestre de 2012. São 42 universidades federais, 13 instituições estaduais e 39 institutos federais de Educação Profissional, além da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, administrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As oportunidades se concentram principalmente no Nordeste e Sudeste, que oferecem respectivamente 34,66% e 33,09% das vagas. Menos de 5% das vagas estão no Norte, 12,88% no Centro-Oeste e 14,5%, no Sul.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino entre os dias 19 e 20 para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.

A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com matrículas entre os dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.

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