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27 de maio de 2013

"HISTÓRIA DE VIDAS, FORMAÇÃO E TRAJETÓRIA DOCENTE: A BUSCA PELO CONHECIMENTO DE SI"

Professores da Faculdade Maria Milza, têm experiência pedagógica realizada no âmbito da instituição aprovada para apresentação no  III Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras na Universidade, que será realizado na Universidade do Estado da Bahia.

O artigo dos professores Silvano Sulzart, Celidalva Souza Reis e Elypaula Carvalho, intitulado"HISTÓRIA DE VIDAS, FORMAÇÃO E TRAJETÓRIA DOCENTE: A BUSCA PELO CONHECIMENTO DE SI" discute a utilização dos memoriais acadêmicos no curso de pedagogia. O texto, é resultado de uma experiência realizada no curso de Pedagogia nas disciplinas Letramento e Alfabetização e Prática Prdagógica, com 42 estudantes em formação inicial/continuada. A atividade proposta, com a utilização dos memoriais autobiográficos e das histórias de vidas, teve como principal objetivo proporcionar a reflexão sobre a construção da identidade docente de cada estudante, além de estimular o conhecimento de si, através da escrita biográfica no processo de formação. O trabalho autobiográfico, tem sido utilizado no campo da formação do educador, promovendo reflexões significativas no contexto da formação docente.

A atividade centrou-se na construção de memoriais contendo as histórias de vidas dos estudantes e depois a socialização dos mesmos, a partir da reflexão sobre as experiências de vida e formação. As narrativas autobiográficas centradas na reconstrução de histórias de formação têm propiciado o conhecimento sobre as histórias de vida, de formação e de profissão dos futuros pedagogos e revela-se como importante recurso para a descoberta de si, existindo assim a apropriação de trajetórias pessoais, constituindo um exercício para que as experiências de vida, de profissão, e de formação sejam refletidas no processo de formação. As histórias de vidas, revelam as dificuldades, e os desafios que os estudantes tiveram para chegar ao curso de pedagogia, como também como chegaram a docência no ensino fundamental.

O trabalho revela o compromisso destes profissionais em desenvolver práticas inovadoras que formem profissionais competentes e capacitados para atuarem nas diversas especificidades do fazer pedagógico.


I Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica.





Já estão abertas as inscrições para I Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica.

O I Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica é um evento anual que tem como objetivo reunir pesquisadores, professores e demais autores/atores que atuam na Educação Básica, com a intenção de fomentar discussões acerca da Profissão docente na contemporaneidade.

O evento é promovido pelo DIVERSO – Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

O Colóquio acontecerá nos dias 14 e 15 de outubro no CAMPUS I - da UNEB em Salvador. Quem desejar participar pode se inscrever para apresentar trabalhos, ou como ouvinte. Informações sobre Inscrições e submissão de trabalhos ( Comunicação Oral e Poster) no Blog do Colóquio. http://coloquiodocenciaediversidade.blogspot.com.br/

A importância deste Colóquio reside no diálogo com as diversas instituições e sujeitos responsáveis pela docência na Educação Básica, voltando-se especificamente para a diversidade que compõe os espaços educativos.

De 21/05/2013 a 04/08/2013 – Com apresentação de trabalho
De 21/05/2013 a 10/10/2013 – Sem apresentação de trabalho



DATAS E VALORES DE INSCRIÇÃO
CONDIÇÃO
De 21/05/2013
até 07/07/2013
A partir de  07/07/2013

Professor Universitário
R$ 50,00
R$ 60,00
Professor Educação Básica
R$ 35,00
R$ 45,00
Estudante da Pós-Graduação
R$ 35,00
R$ 45,00
Estudante da Gradução
R$ 20,00
R$ 30,00


Banco do Brasil.: A: 3921-7       C/C: 7.002-5 
(Silvano  Sulzart O. Costa)
Depósito Identificado


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ATIVIDADE
PERÍODO
Submissão de trabalhos ( Resumo)
21/05 a 04/08/2013
Avaliação dos trabalhos pela Comitê Científico
12/08  a 15/09/2013
Divulgação dos Resultados
25/09/2013
Envio dos Trabalhos Completos
04/10/2013
Realização do Colóquio
14 a 15/10/2013




Cada  autor poderá inscrever-se em até 2 trabalhos, um  na condição de autor ou coautor. Cada trabalho poderá conter, no máximo três autores (autor principal mais 2 coautores). E todos deverão efetuar a inscrição no evento. Os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do Evento no formato digital (mídia Cd-Rom).

O Resumo submetido, deve ter no máximo, 300 palavras e ser encaminhado para o e-mail coloquiodocencia2013@gmail.com, junto com o comprovante de pagamento da inscrição, sinalizando o eixo temático.Tendo como titulo da mensagem o nome do autor principal do trabalho.
Os trabalhos inscritos serão selecionados pelo Comissão Científica e terão como parecer ACEITO e NÃO ACEITO. Em nenhuma circunstância será divulgado ou justificado o motivo da aceitação ou recusa de algum trabalho. O Resultado será divulgado em http://coloquiodocenciaediversidade.blogspot.com.br/
no dia 25/09/2013. 
Modalidades de apresentação: Pôster, Comunicação Oral e Relato de Experiências

Normas:

O texto deverá ser configurado em papel A4, em uma versão recente do Word for Windows, Fonte Times New Roman (corpo 12), entrelinhas 1,5, texto justificado, margens em 2,5 cm. No alto da página, em maiúsculo e negrito, deve constar o título do trabalho (deixar uma linha de espaço) e a seguir o eixo temático. Em seguida, deve(m) constar o(s) autor(es), com identificação das instituição(ões) logo abaixo do(s) nome(s)  (deixar uma linha de espaço). Logo depois, deve constar o resumo, Times New Roman (corpo 11), entrelinhas simples, texto justificado. Abaixo inserir o texto do trabalho completo, com no mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas, incluindo as notas (rodapé de páginas) e referências bibliográficas. 

Comunicação Oral e Relatos de Experiências: Cada autor terá 15 minutos para a apresentação do trabalho nas sessões de Comunicação.

Pôster: Os pôsteres deverão ser confeccionados considerando as seguintes orientações: Título: maiúsculo e negrito, abaixo nomes dos autores, instituição e endereço eletrônico. Obdecer o tamanho: 0,80 cm de largura e 1,20 cm de altura.
Informações e Inscrições em: http://coloquiodocenciaediversidade.blogspot.com.br/

11 de maio de 2013

Mudanças no Blog

Prezados leitores,

Estou fazendo algumas mudanças no Blog, por causa de um vírus. Desta forma, durante estes dias, vocês vão sentir várias mudanças na tentativa de aplicar as cores e a estrutura do blog.

Att

Silvano Sulzart

9 de maio de 2013

SEMENTES: PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMPORTAMENTAIS E INTERPESSOAIS PARA PAIS E EDUCADORES





CONTEÚDO DO CURSO: 

1- Limites e Regras,
2- Mentira,
3-Agressividade,
4- Birras ,
5- Depressão infanto Juvenil,
6- Ansiedade Infanto Juvenil;
7- Habilidade de fazer elogios;
8- Habilidade de fazer criticas e
9- Prevenção, detecção e abordagem em risco de suicídio

PÚBLICO ALVO: Pais e/ou responsáveis, professores, pedagogos, psicopedagogos, estudantes e estagiários da área de saúde e educação e demais interessados pelos assuntos.

DATA: 14, 15 e 16/05/2013( terça, quarta e quinta) HORÁRIO: 19hs ás 21 hs

LOCAL: Novo Hotel- Rua Cosme e Damião,s/n- Andáia- Santo Antônio de Jesus- Tel: (75) 3632-3111

INVESTIMENTO: R$ 70,00 REAIS
 
O VALOR INCLUI: material didático e certificado.
 
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: enviar e-mail para layaneluduvice@hotmail.com ou contato pelos números (75) 8866-0646/ 8252-6282 para receber as receber as informações sobre o curso, inscrições e instruções de pagamento.
 
FACILITADORA:

Layane Luduvice da Silva, psicóloga, Terapeuta Cognitiva (Instituto CTC- Salvador), Especialista em Gestão de Pessoas (FACIBA- Faculdade de Ciências da Bahia) e Especializanda em Gestão Empresarial (ICEF- Fundação Getúlio Vargas). Assessora Organizacional da empresa Dubahia (Dublagem Bahia- Grupo Cofrag), Psicóloga da Escola Pato Donald (Maragojipe) e acompanhamento psicológico em clinicas particulares em Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas. Consultora organizacional em empresas privadas de Santo Antônio de Jesus e região (Antonius Imperial Hotel, BrasilTreina, Coopamido, CrieAtiva.

5 de maio de 2013

Mestrado em Educação de Jovens e Adultos - UNEB - Modelo do Projeto

 
O Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) é um Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu da Universidade do Estado da Bahia, vinculado ao Departamento de Educação – DEDC – Campus I. A estrutura, os objetivos e as finalidades do MPEJA orientam-se pela Portaria Normativa nº 17, de 28 de Dezembro de 2009 e Edital nº 005/ de 30 de abril de 2010 do Ministério da Educação que dispõem sobre o mestrado profissional no âmbito do sistema nacional de pós-graduação no Brasil. O MPEJA foi aprovado pela Resolução CONSU/Uneb nº e recomendado pela CAPES por meio do ofício nº 229-20/2012/CTC/CAAII/CGAA/DAV/CAPES.

O Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) visa a produção de conhecimentos, a atualização permanente dos avanços da ciência e das tecnologias, a formação e o aperfeiçoamento de profissionais na área.da educação de jovens e adultos, atendendo às demandas sociais e profissionais.

O curso tem como objetivo geral a qualificação profissional de recursos humanos com capacidade científica, didático-pedagógica, técnica, política, e ética para atuar no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão na área da educação de jovens e adultos, atendendo às peculiaridades desse campo e aos novos paradigmas educacionais para esta área.

O Mestrado Profissional tem uma carga horária de 840 horas, desenvolvido em dois anos, funcionará no DEDC-Campus I, nos turnos vespertino e noturno, oferecendo 30 vagas e está estruturado em 3 Áreas de Concentração: Educação, Trabalho e Meio Ambiente; Formação de Professores; Gestão Educacional e Novas Tecnologias.
 
 
Estrutura da Proposta de Trabalho
Processo Seletivo para discente regular
MEPJA 2013
 
As Propostas de Trabalho devem ser orientadas para:
 
a) Projetode intervenção: Proposta de trabalho fundamentada teoricamente, porém de
base empírica, cuja concepção e realização se dá em estreita associação com uma
ação ou a resolução de um problema.
 
b) Projeto de pesquisa aplicada: Proposta de trabalho orientada para a
produção deconhecimento cujos resultados podem ser aplicadospara fins práticos em
situações encontradas na realidade.
 
c) Projeto de desenvolvimento técnico e tecnológico: Proposta de trabalho destinadaao
desenvolvimento técnico e tecnológico de inovaçõescujo resultado sematerialize em novos produtos, processos ou serviços.
 
Em quaisquer dos casos, sua estrutura deve contemplar os seguintes itens:
 
______________________________________________________
 
2. Contextualização:
Apresentar aspectos gerais que caracterizam o objeto de
intervenção, pesquisa aplicada ou desenvolvimento técnico e tecnológico tais como: i)
delimitação do campo de execução, ii) questão de pesquisa ou que denote
situaçãoproblema; iii) Sujeitos/beneficiários (no caso de projeto de intervenção); iv)
resultadosesperados;
3. Objetivos
(geral / específicos): Descrever o objetivo geral da proposta, bem como
seus objetivos específicos;
4. Justificativa:
Apresentar as razões que o levaram à escolha do objeto de
intervenção, pesquisa aplicada ou desenvolvimento
técnico e tecnológico, indicando
sua relevância social. Estabelecer relações entre o objeto e sua experiência
profissional, bem como desafios profissionais enfrentados. A justificativa deve ser
amparada por uma breve fundamentação teórica;
5. Cronograma de execução:
Apresentar o planejamento das etapas previstas,
indicando datas, procedimentos e instrumentos a serem utilizados;
6. Referências bibliográficas:
Apresentar apenas os autores utilizados na propostade trabalho.
As propostas de trabalho devem conter ummáximo de 10 (dez) páginas no padrão
ABNT, incluindo capa com identificação do candidato, título do trabalho e área de
concentração.
 
Fonte: 
 
http://www.uneb.br/mpeja/files/2013/04/Estrutura-da-Proposta-de-Trabalho-MPEJA.pdf
 
http://www.uneb.br/mpeja/files/2013/04/EDITAL-PUBLICADO-DO.pdf

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