O Colégio Estadual Mandinho Almeida - CEMA, localizado em Conceição do Almeida, realizou, nesta terça-feira, 07, o V Seminário Estudantil "Teoria e Prática do CEMA". O objetivo do seminário é valorizar os trabalhos realizados em sala de aula pelos estudantes. Dessa forma, existe uma troca de aprendizagem entre os alunos das diversas séries além de ser uma atividade interdisciplinar. Realizado duas vezes por ano, a edição do Seminário Estudantil deste semestre contou com a participação do Professor da UNEB, Silvano Sulzart e do Diretor da DIREC 4, Professor Clovis Esequiel. Além de ouvir e questionar os convidados, os alunos apresentaram diversos trabalhos realizados no primeiro semestre de 2011 e divulgaram as ações do Grêmio Estudantil do CEMA.
O professor Silvano mostrou aos estudantes a importância dos projetos de aprendizagem feitos nas escolas e como eles devem ser atrelados aos projetos de vida de cada um. O Professor parabenizou a escola pela forma como o Seminário é organizado, priorizando a participação dos estudantes. "Isso levanta a auto-estima, eles se sentem valorizados", reforça. "Como educador eu fico feliz em ver que escola é movimento, escola é alegria, é protagonismo estudantil", afirmou o Professor Clovis. O Diretor da DIREC 4 destacou o fato do Colégio participar ativamente dos projetos e da participação ativa dos alunos.
Fonte: http://www.vozdabahia.com.br/index/blog/id-10436/colegio_estadual_mandinho_almeida_realizou_o_v_seminario_estudantil
Colégio Estadual Mandinho Almeida realizou o V Seminário Estudantil
"Teoria e Prática do CEMA"
O Colégio Estadual Mandinho Almeida – CEMA, localizado em Conceição do Almeida, realizou, nesta terça-feira, 07, o V Seminário Estudantil "Teoria e Prática do CEMA". O objetivo do seminário é valorizar os trabalhos realizados em sala de aula pelos estudantes. Dessa forma, existe uma troca de aprendizagem entre os alunos das diversas séries além de ser uma atividade interdisciplinar. Realizado duas vezes por ano, a edição do Seminário Estudantil deste semestre contou com a participação do Professor da UNEB, Silvano Sulzart e do Diretor da DIREC 4, Professor Clovis Esequiel. Além de ouvir e questionar os convidados, os alunos apresentaram diversos trabalhos realizados no primeiro semestre de 2011 e divulgaram as ações do Grêmio Estudantil do CEMA.
O professor Silvano mostrou aos estudantes a importância dos projetos de aprendizagem feitos nas escolas e como eles devem ser atrelados aos projetos de vida de cada um. O Professor parabenizou a escola pela forma como o Seminário é organizado, priorizando a participação dos estudantes. "Isso levanta a auto-estima, eles se sentem valorizados", reforça. "Como educador eu fico feliz em ver que escola é movimento, escola é alegria, é protagonismo estudantil", afirmou o Professor Clovis. O Diretor da DIREC 4 destacou o fato do Colégio participar ativamente dos projetos e da participação ativa dos alunos. Na ocasião, o estudante Perivaldo Borges sugeriu que houvesse, na escola, aulas de música como meio de aumentar o interesse dos alunos pela leitura e socialização com os colegas. "Na segunda unidade eu melhorei o rendimento escolar por causa da música", afirma o jovem sobre as aulas de violão que começou a fazer.
Os estudantes apresentaram diversos trabalhos como frevo, poema e seminários sobre a Origem da Vida e o Trabalho Escravo no Brasil Atual. "Nesse momento, nós conseguimos ver a interação real entre os estudantes", afirma o Diretor do CEMA, Professor Marilson Moura. Regiane Freitas, Vice-presidente do Grêmio Estudantil do Colégio, afirmou que o Seminário é uma boa forma de aprendizagem, pois pode conhecer os trabalhos que as outras turmas estão fazendo. Boas Práticas As inovações nas formas de aprendizagem do Colégio Estadual Mandinho Almeida já são conhecidas e reconhecidas nacionalmente. A Avaliação Global e Inclusiva, método de avaliação dos estudantes, já recebeu dois prêmios de referência na educação: o de Boas Práticas e o Prêmio Nacional de Referência em Gestão. Segundo a Coordenadora de Projetos do Colégio, a Professora Celidalva Reis, o método de avaliação sugere um trabalho interdisciplinar, em que todas as disciplinas tem o mesmo patamar de expressividade e importância. "Com essa nova forma de avaliar, nós conseguimos aumentar a aprendizagem na escola", confirma a Coordenadora. O Diretor Marilson Moura afirmou, ainda, que o sucesso da Avaliação Global e Inclusiva é resultado de uma construção dos pais, professores e alunos do Colégio Estadual Mandinho Almeida. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário