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9 de julho de 2009

COMO A ESCOLA PODE SOBREVIVER SEM O COORDENADOR PEDAGÓGICO?



Analisando o contexto educacional de muitas escolas, observa-se que aquelas que não possuem um coordenador pedagógico, geralmente possui ações didáticas e pedagógicas desarticuladas, projetos sem acompanhamento, alunos sem orientação, e professores sem supervisão. Um escola com ações desarticuladas, dificilmente consegue melhorar seus Indicadores Educacionais, estando sempre entre as piores escolas do país.

O sucesso do processo de ensino e aprendizagem depende da equipe, dos professores, do diretor, e do coordenador pedagógico.Comprovamos isso quando verificamos o resultado do ENEM ( exame nacional do Ensino Médio) , onde as 10 melhores escolas, possuem coordenador pedagógico, que realiza orientações pedagógicas com alunos e professores e promove reuniões com pais e mestres tentando discutir ações que de fato promova uma educação de qualidade. Das 10 melhores escolas do Brasil segundo o ENEM, somente uma é pública. Precisamos pensar em uma escola, que seja pública, que seja de qualidade, e que possa competir nos mesmos parâmetros com as escolas particulares. Mas será que é este o desejo dos governantes? Ter uma escola com uma equipe coesa, articulada, competente, critica, politizada, e que promova a emancipação social, econômica e política dos nossos alunos?

O Coordenador Pedagógico é o profissional que, na Escola, possui o importante papel de desenvolver e articular ações pedagógicas que viabilizem a qualidade no desempenho do processo ensino-aprendizagem. Coordenador Pedagógico é um orientador das práticas do professor, estimulando-o a adotar estratégias metodológicas diversificadas de ensino que mobilizem menos a memória e mais o raciocínio, além de outras competências cognitivas, potencializando a interação entre professor e aluno.

O Coordenador Pedagógico deve possuir conhecimentos gerais e específicos que lhe permitam desempenhar uma série de atividades que visam resultados como: a melhoria constante do processo de ensino-aprendizagem; o desenvolvimento e a implantação da Proposta Pedagógica, do Currículo Escolar e de Programas Educacionais, com foco em competências e habilidades; o crescimento profissional dos educadores, numa sistemática de educação permanente; a utilização de métodos/estratégias e recursos pedagógicos mais apropriados para o desenvolvimento dos educandos, bem como a adoção de outros procedimentos que os favoreçam nesse sentido.

FORMAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO:

Deve ter as habilidades e as competências profissionais que é indispensável para o cargo de Coordenador Pedagógico. (Formado em Pedagogia).

ATRIBUIÇÕES:

Coordena (organiza reuniões e encontros com pais, professores e alunos) e assessora os trabalhos pedagógicas da escola.

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO:

Acompanha os trabalhos realizados pelos professores individualmente e coletivamente em sala de aula. Avalia, Sugere e articula os projetos didáticos.

ORIENTADOR EDUCACIONAL:

Acompanhamento individualmente os alunos em suas dificuldades pessoais e escolares.

PARTE BUROCRATICA:

Desenvolve relatórios, diagnósticos e projetos. Deve organizar toda documentação por escrito (Atas).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Uma escola sem coordenação é como um barco sem leme, como um jardim sem flores, como uma orquestra sem maestro. O Coordenador Pedagógico é o orientador das práticas do professor ao promover oportunidades de reflexão sobre as estratégias adotadas, redefinindo-as, em conjunto, quando necessário. Orienta os alunos, quanto às dificuldades de aprendizagem, promovendo projetos e desenvolvendo atividades que favoreçam o desenvolvimento de novas habilidades e competências. Este profissional é indispensável no âmbito educacional, um coração saudável e forte que faz o conhecimento circular no corpo da escola, que bombeará saberes, promoverá discussões e articulará ações afirmativas, valores humanos, e como coração humano, fará com que a vida continue no corpo da escola. Como uma escola pode viver sem este profissional?

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

ALMEIDA, Laurinha Ramalho e outros. O Coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Cortez, 2001.

FAZENDA, Ivani Catarina. Conversando sobre interdisciplinaridade com coordenadores pedagógicos. O encontro em flor. In. A Academia vai à escola. São Paulo: Papirus,1995.

FAZENDA, Ivani Catarina. ( ORG) . Práticas interdisciplinares na Escola. São Paulo:Cortez, 1993.

PILETTI, N. Estrutura e funcionamento do ensino fundamental. São Paulo: Ática,1998.
http://www.udemo.org.br/RevistaPP_04_03OPapeldoProfessor.htm
http://www.acessonews.com/blog/3007/melhores-escolas-no-enem-2008/

http://www.gestaouniversitaria.com.br/index.php/edicoes/37-39/179-o-coordenador-pedagogico-e-o-universo-escolar.html

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