LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19 de janeiro de 2012

III Encontro Baiano de Estudos em Cultura (EBECULT) em Cachoeira - BA




III Encontro Baiano  de Estudos  em Cultura (EBECULT) será realizado de 18 a 20 de abril de 2012, em Cachoeira, cidade do Recôncavo da Bahia, a 110 km de Salvador. O objetivo do evento é incentivar o compartilhamento de pesquisas desenvolvidas no campo cultural do estado.

O evento é uma realização da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT) e do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). As duas primeiras edições foram realizadas, respectivamente, em Salvador, em 2008, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em 2009, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em Feira de Santana. A proposta é desenvolver a cada ano um encontro que promova a visibilidade de pesquisas em cultura e o intercâmbio entre pesquisadores.

O EBECULT oferecerá uma conferência sobre políticas culturais e uma mesa redonda com destaque para a cultura como direito político-social e emancipação humana, além de uma plenária, que definirá uma síntese do encontro e as próximas edições. Como oportunidade de ampliar os saberes, haverá, também, comunicações de trabalhos em simpósios que terão 17 eixos (conforme exposto nos itens programação e inscrições). Fazem parte do evento, ainda, momentos de bate-papo chamados diálogos culturais, que buscam discutir a tradição e a cultura contemporânea, e oficinas e vivencias culturais, cujo objetivo é proporcionar um encontro produtivo entre saberes científicos e tradicionais. E para completar a proposta, o EBECULT em Cachoeira contará com uma rica programação artístico-cultural.

A cidade de Cachoeira sedia um dos campus da UFRB, o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), e é município tombado pelo Instituto do Patrimônio e Histórico Artístico Nacional, desde 1971, quando passou a ser considerada Monumento Nacional por sua importância histórica. Além disso, é berço da independência do país e de manifestações culturais como a capoeira, o samba de roda e festas de caráter religioso como as D’Ajuda e a da Boa Morte, símbolo do sincretismo entre as religiões católica e de origem africana.

Confira a programação completa no site www.ufrb.edu.br/ebecult.

Nenhum comentário:

Comentário