Os
alunos dos três primeiros anos das escolas de ensino integral do ensino
fundamental da rede pública do Estado de São Paulo não terão mais aulas
de História, Geografia e Ciências. A nova diretriz da Secretaria
Estadual de Educação é válida para as 297 unidades que migraram para o
ensino integral.
Desta
forma, mesmo ficando 8 horas por dia na escola, os alunos não terão
aulas de ciências físicas e biológicas, história e geografia. Por outro
lado, terão 15 aulas de língua portuguesa por semana no 1º e 2º anos, o
que equivale a 60% da carga horária semanal. O restante será ocupado por
matemática, com 6 aulas, 25% da carga horária semanal, e educação
física e arte, com 4 aulas. No 3º ano, a carga horária de matemática
sobe para 40% e a de língua portuguesa cai para 35%.
A
Secretaria Estadual de Educação defende que o objetivo da reformulação é
tornar o currículo escolar “mais atraente”. De acordo com a pasta, o
processo que culminou na reformulação começou em 2011 e teve a
colaboração de dirigentes e supervisores.
Maria
Izabel Noronha, presidente da Apeoesp, criticou as mudanças na grade de
disciplinas. “Tem de haver um fortalecimento em português e matemática,
mas não retirar totalmente outras disciplinas. As crianças precisam ter
acesso ao conhecimento geral, senão a escola fica só para habilitar”,
disse. “Até questões de higiene vêm com essas disciplinas”, completou
Noronha.
A
consultora em educação Ilona Becskehazy também não concordou com as
mudanças. “Não faz sentido. A tendência mundial tem sido trazer a
reflexão científica para o 1º ano”, disse.
Com informações do jornal O Estado de S.Paulo.
Fonte: http://revistaforum.com.br/spressosp/2013/02/governo-estadual-altera-curriculo-do-ensino-fundamental/?fb_action_ids=519224788130324&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map={%22519224788130324%22%3A342064659235463}&action_type_map={%22519224788130324%22%3A%22og.likes%22}&action_ref_map
Nenhum comentário:
Postar um comentário