LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 de agosto de 2013

Maioria dos inscritos do Enem confirma presença no exame




O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebe todos os anos milhões de inscrições, porém muitos dos inscritos não confirmam a participação mesmo antes da prova, pois a inscrição só é validada após o pagamento da taxa, salvo aqueles que ficam isentos por serem concluintes do ensino médio no mesmo ano e os que declaram carência no momento da inscrição.


Além dos que não pagam a taxa de inscrição e tem a participação no exame cancelada, muitas pessoas deixam de comparecer no dia.


Pouco antes do período de inscrições ser iniciado, o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, pediu para que só se inscrevesse quem tivesse real interesse em participar do exame, afinal, as provas são impressas de acordo com o número de inscrições e a falta desses inscritos no dia da prova causa o desperdício dos cadernos de questões.


Durante as inscrições parece que o pedido do Ministro foi atendido, porque 92% dos inscritos confirmou o pagamento, aliás, nesse ano o Enem bateu o recorde, recebendo 7.834.024 inscrições, maior número de toda sua história.


Com o grande número, o Ministério da Educação terá que rever alguns pontos da realização do exame. Impressão, pessoal e correção serão alguns deles.


Para o próximo ano, o Enem deve se tornar obrigatório para todos os estudantes do Ensino Médio e pode ser que aumente o valor cobrado pela inscrição, já que seus custos têm aumentado.


O Exame Nacional do Ensino Médio vem se aperfeiçoando e cada vez mais ganhando importância no Brasil. Programas como o Prouni, Fies e Ciência Sem Fronteiras são vinculados ao exame e muitas instituições de ensino superior utilizam-no para selecionar seus alunos.



Nenhum comentário:

Comentário