LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 de setembro de 2013

Guia de Redação para o ENEM 2013





Prezados, vejam que coisa boa ...o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, divulgou, nesta quinta-feira (5), o guia para participantes do Enem 2013 sobre a redação. O manual contém cinco exemplos de textos que receberam a nota máxima na edição do exame do ano passado. Um dos textos apresentados no guia contém um erro de acentuação. Trata-se da palavra “espanhóis” que aparece três vezes no texto, mas só está acentuada duas vezes. De acordo com Mercadante, a falta de acento agudo em uma única vez caracteriza uma situação limite, na medida em que a autora do texto demostrou conhecimento da norma culta ao escrever duas vezes a palavra corretamente.


Veja o Guia: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2013/guia_participante_redacao_enem_2013.pdf

9 de agosto de 2013

Curso sobre Gestão Educional na UNEB - Diálogos: Educação e Gestão

Políticas educacionais, financiamento e liderança em gestão educacional. Esse é o tema da terceira atividade do projeto Diálogos: Educação e Gestão, que será realizada nos dias 22 e 23 de agosto, no auditório do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR), no Campus I da universidade, em Salvador.
O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão Educacional e Formação de Gestores (Nugef), vinculado ao Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec) da UNEB.
Os interessados em participar da atividade devem efetuar inscrição por meio do site do núcleo até o dia 20 de agosto.
Segundo o professor Ivan Novaes, coordenador do projeto, o objetivo da ação é socializar pesquisas e experiências na área de políticas educacionais, financiamento e gestão da educação entre docentes, técnicos, discentes da UNEB, gestores escolares e pesquisadores da área.
“Pretendemos aprofundar o conhecimento destas áreas, especialmente sobre a ótica da ciência ampliando as possibilidades de debate sobre um tema de caráter científico”, pontua Ivan.
A programação do evento reserva em sua programação palestra e videoconferências, com a participação dos docentes Nalú Farenzena do grupo de Políticas Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Carol Webb, da Universidade de Western Illinois, nos Estados Unidos, e Roland Louis, da Universidade de Sherbrooke, Canadá.
O evento é direcionado para professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado e gestores de educação.
Informações: Gestec – tel. (71) 3117-5311.

Mestrado e Doutorado em Educação UNEB - Inscrições Abertas





O Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB vai abrir inscrições, a partir da próxima segunda-feira (12), para seleção de aluno regular 2014 do curso de mestrado.
 
Estão sendo disponibilizadas 45 vagas. Para realizar inscrição, os interessados devem apresentar a documentação exigida no edital e o comprovante de pagamento da taxa de R$ 120 − até o dia 30 deste mês −  na secretaria do programa, no Campus I, em Salvador.

A seleção compreende quatro etapas: prova temática (15 de setembro), avaliação de currículo lattes, anteprojeto e memorial (17 e 18 de outubro), entrevista (21, 22 e 23 de novembro) e prova de língua estrangeira (10 a 13 de dezembro).

“O PPGEduC não é um programa tradicional, discutimos novas temáticas da educação, a exemplo de questões como movimentos sociais e da educação ambiental”, ressalta Eduardo Nunes, coordenador do programa.

Doutorado oferece 23 vagas

Entre os dias 2 de setembro e 20 de setembro o PPGEduC vai estar com inscrições abertas para o curso de doutorado também na categoria aluno regular.

O procedimento de inscrição a ser seguido pelos candidatos será o mesmo exigido para a seleção do mestrado.

A taxa de inscrição é de R$ 170. Serão ofertadas 23 vagas. Documentação e outras informações estão detalhadas no mesmo edital.

A seleção compreende três etapas: avaliação de currículo lattes, projeto e memorial (9 e 10 de outubro), entrevista (25 e 26 de novembro) e prova de língua estrangeira (9 a 12 de dezembro).

O programa oferece as linhas de pesquisa processos civilizatórios: educação, memória e pluralidade cultural; Educação, práxis pedagógica e formação do educador; educação, gestão e desenvolvimento local sustentável; e educação, currículo e processos tecnológicos.

Informações: PPGEduC/Campus I – tel. (71) 3117-2404.

I Agosto Gay da UFRB/CFP



Será realizado na próxima semana, nos dias 12, 13 e 14 de agosto, o I Agosto Gay da UFRB/CFP. Para esta primeira edição, o Agosto Gay pretende traz como temática central as "Relações de Gênero, Sexualidade e Diversidade: a Formação Docente em debate".Este primeiro evento é composto de conferências, mesas-redondas e mini-cursos, que serão ministrados por Professores de outras instituições e do Centro de Formação de Professores. O objetivo principal socializar e discutir trabalhos produzidos no campo educacional voltados para as relações de gênero, sexualidade e diversidade, com especial destaque destas temáticas voltadas para formação de professores, profissionalização e trabalho docente. O evento é aberto ao público e as inscriçoes podem ser feitas pelo e-mail agostogay2013@gmail.com. O interessado deverá indicar o mini-curso se for participar de algum.

Eis a programação que já está no cartaz:

ABERTURA OFICIAL
12.08.13 - Sala 07
19:00h - Mesa Interinstitucional
Representantes da UFRB, UNEB campus XIII E XIV UEFS
MESAS-REDONDAS
12.08.13 -Sala 07
19:30h - Mesa de Abertura – O silêncio dos currículos e a exclusão de pessoas.
Me. Priscila Dorneles – UFRB
Me. Kleber Simões UNEB XIV
Coordenadora: Marcelo Santana
13.08.13 -Sala 07
19:30h - Relaões de Gênero e Sexualidades na Formação de Professores
Dr. Ana Cristina - UFRB
Me. Luiz Alberto - UNEB XIII
Coordenadora: Dr. Maria Aparecida Prazeres Sanches
14.08.13 - Sala 07
19:30h – Conferência: Gênero e sexualidade: perspectivas e debates para formação de professores
Dr. Maria Aparecida Prazeres Sanches - UEFS
Coordenador: Marcelo Santana
MINI-CURSOS
Mini-curso I: Teoria Queer, educação e pós-modernidade Sala 06
Segunda/terça - 16:00h - 18:00h
Me. Luiz Alberto
Mini-curso II: Sexualidades numa perspectiva foucouldiana.
Giovana Carmo - NUPEF
Segunda/terça - 16:00h - 18:00h
Mini-curso III: Relações de Gênero e Práticas Pedagógicas – sala 07
Kleber Simões/Aparecida Sanches
Terça e Quarta
16:00 - 18:00h

Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/

2 de agosto de 2013

Maioria dos inscritos do Enem confirma presença no exame




O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebe todos os anos milhões de inscrições, porém muitos dos inscritos não confirmam a participação mesmo antes da prova, pois a inscrição só é validada após o pagamento da taxa, salvo aqueles que ficam isentos por serem concluintes do ensino médio no mesmo ano e os que declaram carência no momento da inscrição.


Além dos que não pagam a taxa de inscrição e tem a participação no exame cancelada, muitas pessoas deixam de comparecer no dia.


Pouco antes do período de inscrições ser iniciado, o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, pediu para que só se inscrevesse quem tivesse real interesse em participar do exame, afinal, as provas são impressas de acordo com o número de inscrições e a falta desses inscritos no dia da prova causa o desperdício dos cadernos de questões.


Durante as inscrições parece que o pedido do Ministro foi atendido, porque 92% dos inscritos confirmou o pagamento, aliás, nesse ano o Enem bateu o recorde, recebendo 7.834.024 inscrições, maior número de toda sua história.


Com o grande número, o Ministério da Educação terá que rever alguns pontos da realização do exame. Impressão, pessoal e correção serão alguns deles.


Para o próximo ano, o Enem deve se tornar obrigatório para todos os estudantes do Ensino Médio e pode ser que aumente o valor cobrado pela inscrição, já que seus custos têm aumentado.


O Exame Nacional do Ensino Médio vem se aperfeiçoando e cada vez mais ganhando importância no Brasil. Programas como o Prouni, Fies e Ciência Sem Fronteiras são vinculados ao exame e muitas instituições de ensino superior utilizam-no para selecionar seus alunos.



Cronograma do Prouni 2013




Prouni é o programa que distribui bolsas de estudos em instituições de ensino superior particulares para estudantes de baixa renda.


O programa acontece duas vezes por ano, uma vez no começo do ano, ofertando bolsas para o primeiro semestre e outra no meio do ano, com bolsas para o segundo semestre.


As bolsas podem ser integrais (100%) ou parciais (50%) e cobrem o valor do curso durante toda sua duração, a não ser que seja descumprida alguma regra do Manual do Bolsista Prouni.


Cada tipo de bolsa é destinado para um tipo de pessoa, as integrais para os candidatos com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa e as parciais para candidatos com renda familiar entre um e meio e três salários mínimos por pessoa.


Nessa época do ano está acontecendo o Prouni 2013.2, que está ofertando 90.045 bolsas para o segundo semestre desse ano. 


O período de inscrições foi de 21 a 27 de junho e no dia 30 de junho foi feita a primeira chamada dos candidatos, agora os convocados têm até o dia 8 de julho para comparecer à instituição onde foram selecionados e fazer a comprovação de dados, o processo seletivo, caso a instituição peça, e a matrícula.


No dia 16 de julho será feita a segunda chamada, os selecionados deverão fazer a comprovação de dados entre os dias 16 e 22 de julho.



Quem não for selecionado em nenhuma das chamadas ainda terá o período de 26 a 29 de julho para acessar o site do Prouni e manifestar interesse em participar da lista de espera. A convocação começará a ser feita a partir do dia 2 de agosto.

27 de maio de 2013

"HISTÓRIA DE VIDAS, FORMAÇÃO E TRAJETÓRIA DOCENTE: A BUSCA PELO CONHECIMENTO DE SI"

Professores da Faculdade Maria Milza, têm experiência pedagógica realizada no âmbito da instituição aprovada para apresentação no  III Colóquio de Práticas Pedagógicas Inovadoras na Universidade, que será realizado na Universidade do Estado da Bahia.

O artigo dos professores Silvano Sulzart, Celidalva Souza Reis e Elypaula Carvalho, intitulado"HISTÓRIA DE VIDAS, FORMAÇÃO E TRAJETÓRIA DOCENTE: A BUSCA PELO CONHECIMENTO DE SI" discute a utilização dos memoriais acadêmicos no curso de pedagogia. O texto, é resultado de uma experiência realizada no curso de Pedagogia nas disciplinas Letramento e Alfabetização e Prática Prdagógica, com 42 estudantes em formação inicial/continuada. A atividade proposta, com a utilização dos memoriais autobiográficos e das histórias de vidas, teve como principal objetivo proporcionar a reflexão sobre a construção da identidade docente de cada estudante, além de estimular o conhecimento de si, através da escrita biográfica no processo de formação. O trabalho autobiográfico, tem sido utilizado no campo da formação do educador, promovendo reflexões significativas no contexto da formação docente.

A atividade centrou-se na construção de memoriais contendo as histórias de vidas dos estudantes e depois a socialização dos mesmos, a partir da reflexão sobre as experiências de vida e formação. As narrativas autobiográficas centradas na reconstrução de histórias de formação têm propiciado o conhecimento sobre as histórias de vida, de formação e de profissão dos futuros pedagogos e revela-se como importante recurso para a descoberta de si, existindo assim a apropriação de trajetórias pessoais, constituindo um exercício para que as experiências de vida, de profissão, e de formação sejam refletidas no processo de formação. As histórias de vidas, revelam as dificuldades, e os desafios que os estudantes tiveram para chegar ao curso de pedagogia, como também como chegaram a docência no ensino fundamental.

O trabalho revela o compromisso destes profissionais em desenvolver práticas inovadoras que formem profissionais competentes e capacitados para atuarem nas diversas especificidades do fazer pedagógico.


I Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica.





Já estão abertas as inscrições para I Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica.

O I Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica é um evento anual que tem como objetivo reunir pesquisadores, professores e demais autores/atores que atuam na Educação Básica, com a intenção de fomentar discussões acerca da Profissão docente na contemporaneidade.

O evento é promovido pelo DIVERSO – Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

O Colóquio acontecerá nos dias 14 e 15 de outubro no CAMPUS I - da UNEB em Salvador. Quem desejar participar pode se inscrever para apresentar trabalhos, ou como ouvinte. Informações sobre Inscrições e submissão de trabalhos ( Comunicação Oral e Poster) no Blog do Colóquio. http://coloquiodocenciaediversidade.blogspot.com.br/

A importância deste Colóquio reside no diálogo com as diversas instituições e sujeitos responsáveis pela docência na Educação Básica, voltando-se especificamente para a diversidade que compõe os espaços educativos.

De 21/05/2013 a 04/08/2013 – Com apresentação de trabalho
De 21/05/2013 a 10/10/2013 – Sem apresentação de trabalho



DATAS E VALORES DE INSCRIÇÃO
CONDIÇÃO
De 21/05/2013
até 07/07/2013
A partir de  07/07/2013

Professor Universitário
R$ 50,00
R$ 60,00
Professor Educação Básica
R$ 35,00
R$ 45,00
Estudante da Pós-Graduação
R$ 35,00
R$ 45,00
Estudante da Gradução
R$ 20,00
R$ 30,00


Banco do Brasil.: A: 3921-7       C/C: 7.002-5 
(Silvano  Sulzart O. Costa)
Depósito Identificado


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ATIVIDADE
PERÍODO
Submissão de trabalhos ( Resumo)
21/05 a 04/08/2013
Avaliação dos trabalhos pela Comitê Científico
12/08  a 15/09/2013
Divulgação dos Resultados
25/09/2013
Envio dos Trabalhos Completos
04/10/2013
Realização do Colóquio
14 a 15/10/2013




Cada  autor poderá inscrever-se em até 2 trabalhos, um  na condição de autor ou coautor. Cada trabalho poderá conter, no máximo três autores (autor principal mais 2 coautores). E todos deverão efetuar a inscrição no evento. Os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do Evento no formato digital (mídia Cd-Rom).

O Resumo submetido, deve ter no máximo, 300 palavras e ser encaminhado para o e-mail coloquiodocencia2013@gmail.com, junto com o comprovante de pagamento da inscrição, sinalizando o eixo temático.Tendo como titulo da mensagem o nome do autor principal do trabalho.
Os trabalhos inscritos serão selecionados pelo Comissão Científica e terão como parecer ACEITO e NÃO ACEITO. Em nenhuma circunstância será divulgado ou justificado o motivo da aceitação ou recusa de algum trabalho. O Resultado será divulgado em http://coloquiodocenciaediversidade.blogspot.com.br/
no dia 25/09/2013. 
Modalidades de apresentação: Pôster, Comunicação Oral e Relato de Experiências

Normas:

O texto deverá ser configurado em papel A4, em uma versão recente do Word for Windows, Fonte Times New Roman (corpo 12), entrelinhas 1,5, texto justificado, margens em 2,5 cm. No alto da página, em maiúsculo e negrito, deve constar o título do trabalho (deixar uma linha de espaço) e a seguir o eixo temático. Em seguida, deve(m) constar o(s) autor(es), com identificação das instituição(ões) logo abaixo do(s) nome(s)  (deixar uma linha de espaço). Logo depois, deve constar o resumo, Times New Roman (corpo 11), entrelinhas simples, texto justificado. Abaixo inserir o texto do trabalho completo, com no mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas, incluindo as notas (rodapé de páginas) e referências bibliográficas. 

Comunicação Oral e Relatos de Experiências: Cada autor terá 15 minutos para a apresentação do trabalho nas sessões de Comunicação.

Pôster: Os pôsteres deverão ser confeccionados considerando as seguintes orientações: Título: maiúsculo e negrito, abaixo nomes dos autores, instituição e endereço eletrônico. Obdecer o tamanho: 0,80 cm de largura e 1,20 cm de altura.
Informações e Inscrições em: http://coloquiodocenciaediversidade.blogspot.com.br/

11 de maio de 2013

Mudanças no Blog

Prezados leitores,

Estou fazendo algumas mudanças no Blog, por causa de um vírus. Desta forma, durante estes dias, vocês vão sentir várias mudanças na tentativa de aplicar as cores e a estrutura do blog.

Att

Silvano Sulzart

Comentário