1. A Bíblia - Usamos uma própria para o programa. Suas letras e números são grandes negritados, impressa pela Sociedade Bíblica do Brasil. 
2. O Método - É um livro onde há todas as explicações de como alfabetizar, usando a Bíblia como cartilha.
. 
3. Cadernos de Atividades - São cadernos impressos  de mensagens dirigidas, que passo a passo vão ensinando o aluno a ler,  escrever e contar. Cada aluno deve ter uma Bíblia e um caderno de  atividades ao iniciar as aulas, pois a Bíblia é a Cartilha como poderão  ver no método e o caderno são estudos programados para fixação das  mensagens, família silábicas, palavras e versículos bíblicos e  matemática até completar as 4 operações fundamentais, história dos  números e algarismos romanos.
São dois planos para alfabetização e um para continuidade após a alfabetização (tudo pela Bíblia):
PLANO I - É um programa para 15 semanas. Ensina  apenas a ler e muito pouco a escrever. É para crianças   e pessoas  idosas, que desejam apenas ler a Bíblia . Este trabalho é aplicado para  crianças como primeira cartilha, tanto para o pré como para 1a. série. 
PLANO II -  O programa é para 10 meses. São 2  cadernos grandes  para os alunos. Eles ensinam: fixação das mensagens,  das famílias silábicas, das palavras bíblicas e dos versículos,   trabalhando as mensagens (Deus, Jesus, céus, etc.). Elas estão impressas  e pedagogicamente preparadas para o aluno desenvolver diferentes tipos  de fixação intelectiva e motora: pintar, cobrir e copiar. Com os  versículos, começa o ensino da matemática. Ao terminar, o aluno sabe  ler, escrever e efetuar as 4 operações. 
PLANO III - É o pós-alfabetização, que chamamos de  Posalfa. Um programa que continua por mais 10 meses. Pessoas que já  sabem ler e escrever, mas ainda vão tropeçando nas palavras, poderão  alcançar um bom desenvolvimento, se a igreja matriculá-los num programa,  usando o pós-alfabetização pela Bíblia. Os alfabetizados pela igreja  devem continuar por mais 10 meses neste programa. São dois livros  contendo 26 lições,  (14 em um livro  e 12 em outro livro.) Os conteúdos  programáticos são crescentes. Também criamos 2 cadernos de matemática  pela Bíblia. Em todo o mundo não existe nada semelhante em materia de  ensinar pela Bíblia. A tradução do português para outras línguas já  estamos começando.  Estes preços são os que praticamos em todo o Brasil.  Sempre propomos um treinamento para o grupo ministrante dos programas  alfa e pósalfa pois assim é possível saber a realidade local e despertar  maior interesse da Igreja pela necessidade de alfabetizar o nosso povo.
Fundamentação 
Recente relatório da Unesco, organismo vinculado à ONU que  trata de Educação no mundo, apresentou seu relatório sobre o Brasil  como um país onde ¼ de sua população, que já deveria estar escolarizada,  é analfabeta. Todo brasileiro que tem acompanhado a Educação, sabe que  em termos de alfabetização quase nada foi feito e o pouco realizado tem  sido por entidades particulares. Isto significa que ainda 40 milhões, em  números arredondados, de adolescentes, jovens e adultos, são  analfabetos. Isto é um problema real, para não mencionar outros tantos  que mal escrevem o seu nome ou  lêem apenas soletrando.
A alfabetização, portanto, não é só motivo para uma  reflexão necessária, mas tornam-se obrigatórias medidas urgentes, pois  ela possibilita um contato coerente com o semelhante, bem como a  manifestação harmônica da personalidade nos aspectos: físico, psíquico,  social e espiritual. Assim, urge o investimento cultural que vise o  atendimento da grande demanda  deste universo social.
Já quase ao cabo deste século, transformações abruptas têm ocorrido no modus vivendi  do homem e ao seu redor. O analfabeto já não pode sair de casa para  buscar ajuda e orientação, e voltar sem transtornos. Para ele, nem mesmo  há oportunidade de trabalho, sentindo-se confuso na educação de seus  filhos, além de inferiorizado e desorientado em relação aos critérios  "certo" e "errado" impingidos às suas atitudes. Esse desnorteamento é  ainda mais incidente quando a forte globalização, apregoada pela  multimídia, é focalizada. 
A Alfabetização pela Bíblia oferece com eficiência uma  metodologia de amplos resultados, representados pela capacidade do  adolescente, jovem e adulto, de leitura de uma placa de destino afixada a  um ônibus, de um anúncio de jornal, ou até mesmo de poder desfrutar da  leitura do mais lindo romance de amor pela humanidade, que é a Palavra  de Deus - a Bíblia. Este método visa alcançar, com grande probabilidade  de acerto, o sucesso na erradicação do analfabetismo num lugarejo, numa  vila, num município, enfim, em qualquer lugar.
METODOLOGIA
O Programa inicial  é de 35 lições, atividade prevista  para quatro meses, voltadas para o ensino da leitura, na Bíblia, e  aprimoramento da leitura e escrita do que chamamos de mensagem, família  silábica e sub-mensagem. Ex.: Deus (é a mensagem); da de di do du as es  is os us (famílias silábicas); o dedo de Deus (sub-mensagem).
No plano II, o  que chamamos de Caderno de Atividades  números 1 e 2  são estudos dirigidos, em que se segue a seguinte ordem:  mensagem, família silábica,  sistema das colunas (as palavras são  formadas em  colunas, obedecendo o critério de seqüência das vogais O  Ensino das Colunas.)  Ex.: Dai, dei, dia, dói, duas. Ada, Edu, Ido,  Odede, Us, Asdode,  desde,  dois,  doidos,  adeus,  idéia-a, idade-e,  dói-i, dedo-o, doeu-u.  Essas palavras lidas e escritas dão seqüência às  sub-mensagens, ou seja, um pensamento bíblico completo: O dedo de Deus,  a idade de Ada, Ide a Asdode, o ódio dói, dei adeus aos dois: a Edu e a  Ida, eis aí o dia de Deus. 
Esses cadernos contêm um total de 40 lições e perfazem 10  meses de ensino. Ao findar esse período, o aluno que mostrou  aproveitamento recebe um certificado, que lhe dá direito a prosseguir na  segunda fase, o pós alfabetização. 
Os Cadernos de Atividades contêm, além das lições para  pintar, copiar, ler e escrever, lições com os numerais, que começam com o  número dos capítulos e versículos, indo gradativamente às quatro  operações fundamentais e ao ensino dos algarismos romanos.
Os Cadernos de Atividades contêm ainda estudos e  devocionais para cada dia da semana, isto é, de domingo a domingo. São  tarefas para casa todos os dias, pois essas devocionais  procuram  fixar  as lições ministradas nas salas de aula.
Essas folhas de atividades em forma de caderno também  ajudam a fixar as famílias silábicas maiúsculas e minúsculas, oferecendo  oportunidades para  melhorar a habilidade motora, paulatinamente,  sempre unindo o útil ao agradável.
Tudo de acordo com o livro chamado: Método de  Alfabetização pela Bíblia, do professor Gilberto Stêvão, cuja  metodologia traz enriquecimentos no ensino-aprendizagem, com atividades  desconhecidas até então nos processos de alfabetização, como o pintar as  letras abertas, o ensino das colunas, ler e copiar textos de frases  montadas, facilitando ao alfabetizando, desde a primeira mensagem, a  compreensão de como podem ser unidas as famílias silábicas para formar  as palavras e estas as frases. Inovações são introduzidas na forma de  ensinar os numerais com o uso das tabelas e na forma de ensinar as  quatro operações fundamentais, a exemplo da escada da matemática que  facilita os resultados na multiplicação, sem auxílio da tabuada.
O pós-alfabetização compreende a  Linguagem, que envolve,  em suas 26 lições, Estudos Sociais, Ciências, Saúde, Conhecimentos  Gerais, e a Matemática. São 2 volumes para 10 meses, tudo baseado na  linguagem bíblica, com conteúdo equivalente à 4ª série, mas que no  conjunto ultrapassa em muito esse nível, pois a proposta educativa leva à  formação cristã da valorização do corpo, alma e espírito.

8 comentários:
o link para "LOJA" indicado na outra página com mesmo conteúdo deste Blog não funcionou. Você ainda teria disponível o livro do Aluno I?
Pr Elias - Missão Batista Anhanduí
Prezado Silvano,
você aplica esse método ou tem alguma relação com ele? Estou desenvolvendo um trabalho com meus alunos sobre inclusão linguística em comunidades religiosas... Desejo que eles realizem uma entrevista contigo, caso você tenha envolvimento com o método da Alfabetização pela Bíblia. Grato, Adriano.
adrportela@hotmail.com
O link não abre
É desejo de meu pastor alfabetizar irmãos idosos. Eles querem ler a Bíblia sozinhos. Como faço para adquirir esse material tão precioso?
Sou pedagoga e pretendo me colocar nas fileiras para ajudar meu pastor e a liderança da igreja ADPEC aqui no bairro de São Cristóvão no Rio de Janeiro.
bom dia,a paz do Senhor Jesus.Sou da igreja batista nova aurora em campo grande no Rio de Janeiro,DEUS tem colocado no meu coração o desejo de ajudar as crianças do projeto que a igreja tem com a comunidade,ajudando no reforço escolar e hoje senti no coraçaõ de ensiná-los a ler com a bíblia e achei esse site.Glória a DEUS.como eu faço para conseguir esse material?desde já agradeço.
Oi eu queria apenas o livro pra ensinar uma idosa a ler a Bíblia ela quer muito ler a bíblia
Desejo só um livro para alfabetizar uma irmã idos que deseja ler a Bíblia
Postar um comentário