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28 de março de 2011

Faire de sa vie une histoire


Semirário Internacional na França
“Faça sua história de vida

Sob a presidência de Boris Cyrulnik com a carticipação de:

Julien Betbèze, Sandra Cabral Baron, Elizeu
Clementino de Souza, Boris Cyrulnik, Gérard
Jorland, Philippe Lacadée, Sylvia Nabinger,
Christophe Niewiadomski, Gérard Ostermann,
Marc-Louis Bourgeois


Este Seminário Internacional terá a participação do professor Elizeu Clementino da Universidade Estadual da Bahia, que é atualmente  Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia, Secretario Adjunto da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (2009/2011), Coordenador do GT 13 - Educação Fundamental ANPEd (2006/2009), sócio e pesquisador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, sócio e membro do Conselho de Administração da Associação Internacional das Histórias de Vida em Formação - ASIHVIF, Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história de vida, formação de professores, pesquisa (auto) biográfica, abordagem autobiográfica e narrativas de formação.



O professor Elizeu Clementino irá falar sobre a Autobiografia, Resiliência: pesquisa biográfica e dimensões da formação  do educador no Brasil.



Le mouvement biographique au Brésil est associé aux recherches dans le domaine de  l’éducation et d’autres qui utilisent les récits comme outil de recherche et formation. Mon exposée devra essayer un saut dans la direction de la construction d’une visibilité qui permette l’élaboration de questions sur les sens individuels et collectifs des processus deformation tout au long de la vie et les dimensions de résilience.



O trabalho auto (biográfico), centrado na reconstrução de histórias de formação, tem propiciado a reflexão sobre as histórias de vida, de formação e de profissão dos profissionais docentes, especificamente quando trabalhado no contexto da formação inicial ou continuada dos professores. Percebe-se que os trabalhos com as narrativas auto (biográficas), podem ser utilizados para possibilitar aos profissionais da educação a (re) significação de saberes, e a construção de uma identidade profissional capaz de unir teoria e prática, gerando um educador reflexivo, capaz de pesquisar, questionar e propor mudanças em seu próprio desenvolvimento e trabalho docente.


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