III SEMANA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: PLANEJAMENTO DE ENSINO, VIOLÊNCIA E IDOSO
Convidamos V. Sa. para participar da III Semana de Jovens e Adultos com a apresentação de trabalho. As inscrições estão abertas conforme calendário abaixo:
Período de inscrições:
10/03/2011 a 31/03/2011 (para apresentação de trabalho)
11 a 23/04/2011 (como ouvinte)
15/04/2011 (como ouvinte)
Locais de inscrições: Colegiado de Pedagogia
e-mail: inscricoes3seja@hotmail.com
contato: (75) 3224-8078
Apresentação
Com o compromisso de apresentar à comunidade sugestões de enfrentamento às situações problemas, como: implementação do “Projeto Educação de Jovens e Adultos: aprendizagem ao longo da vida” por trazer a inquietante questão do planejamento de ensino; violência no contexto escolar, especialmente nas classes do turno noturno; os descasos sofridos pelos idosos constatados pelo Conselho Municipal do Idoso. Todos esses aspectos nos levam a pensar a III Semana de Educação de Jovens e Adultos.
Para a execução desta Semana propomos conferência, mesa redonda, oficinas e comunicação oral que segue a seguintes normas de apresentação de trabalho a ser publicado.
NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Seguir as normas da ABNT na elaboração de artigo científico (introdução, objeto de estudo, objetivos, metodologia, teóricos, resultados e conclusão).
O artigo será apresentado com um resumo de 250 palavras no máximo, no editor de texto Word for Windows, versão Word 97-2003, em papel A4, margens 2 cm, fonte calibre, tamanho 10, espaçamento simples, três palavras-chave, a complementação do artigo deverá ter no mínimo 8 (oito) páginas e no máximo 10 (dez) páginas, com espaçamento 1,5. Toda a produção deve ter alinhamento justificado. No cabeçalho acima do resumo deverá constar o título (em maiúsculo e negrito), o nome completo do autor com sobrenome em negrito, titulação, e-mail e filiação institucional. Cada trabalho poderá ter no máximo três autores. Enviar por e-mail sem PDF para que possa ser inserido na produção dos Anais. A revisão gramatical é de inteira responsabilidade do (s) autor (es).
O (s) autor (es) deve (m) indicar a sala temática em que gostaria de apresentar o trabalho:
1 – Planejamento de ensino na Educação de Jovens, Adultos e Idosos
Essa sala temática visa uma discussão sobre o planejamento de ensino em suas diversas nuanças. A reflexão crítica sobre a prática pedagógica e/ou educativa. O que o (a) educando (a) da EJA precisa efetivamente conhecer/aprender mais na Educação Básica e em que medida esses conhecimentos podem contribuir para a compreensão e melhoria da vida em sociedade. Os conteúdos e a avaliação da/na EJA.
2 – Violência escolar
Essa sala temática visa uma discussão sobre a violência escolar em suas diferentes abordagens. Agrega estudos conceituais, diagnósticos e propositivos. Visa enfocar as violências: simbólicas, físicas, morais, psicológicas, sexuais.
3 – Idoso
Essa sala temática trata as questões relacionadas ao ser idoso na sociedade brasileira. As políticas públicas para esse segmento populacional. Os aspectos da saúde do idoso; as atividades físicas e sociais, a educação, os relatos de trajetórias; lembranças e memórias; os dramas sociais; a observância do estatuto do idoso. As relações intergeracionais.
4 - Educação ao longo da vida
Essa sala temática tem “a educação ao longo da vida” como premissa para a humanidade, Por ser uma construção contínua da pessoa humana, dos seus saberes e aptidões, da sua capacidade de discernir e agir. As diversas interfaces de aprendizagem humana desde a sua concepção até a finitude da vida podem ser abordadas.
4 – Objetivos
Discutir a proposta EJA – Educação de Jovens e Adultos: aprendizagem ao longo da vida, uma política de EJA da Rede Estadual, a violência no contexto escolar e o processo de envelhecimento da população baiana;
Analisar os avanços e os entraves para o sucesso da proposta de educação de jovens e adultos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia;
Apresentar as ações desenvolvidas pelo Conselho Municipal do Idoso e desencadear o processo de valorização do idoso;
Identificar os tipos de violências mais freqüentes no contexto escolar no turno noturno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário