LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25 de março de 2012

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil





Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Esta publicação foi desenvolvida com o objetivo de servir como um guia de reflexão para os profissionais que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira. Ele é fruto de um amplo debate nacional, do qual participaram professores e diversos especialistas que contribuíram com conhecimentos provenientes tanto da vasta e longa experiência prática de alguns, como da reflexão acadêmica, científica ou administrativa de outros. O Referencial é composto por três volumes que pretendem contribuir para o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de práticas educativas, além da construção de propostas educativas que respondam às demandas das crianças e de seus familiares nas diferentes regiões do país.

Baixar os Volumes:

22 de março de 2012

UNEB convoca 376 candidatos aprovados em quarta chamada; matrícula dia 29



A UNEB divulgou a relação de 376 candidatos aprovados em quarta chamada no Vestibular 2012, com entrada no primeiro semestre letivo nos campi da capital e interior do estado.
 
Todos os convocados devem efetuar a matrícula exclusivamente na próxima quinta-feira (29) na coordenação acadêmica do departamento/campus onde funciona o curso de sua opção, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 19h, munido de todos os documentos exigidos no edital de convocação.

O gerente de seleção discente da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da universidade, Jairo Sá, lembra que toda a documentação apresentada deve ser legível, sem rasura ou dilaceração.

“Os candidatos bem colocados nos respectivos cursos devem ficar alerta, pois, em alguns casos, haverá vagas disponíveis para cursos em que não houve convocação na terceira chamada”, alerta o gerente.
Ainda segundo Jairo, o não comparecimento do candidato ao local, data e horário estabelecidos para a matrícula, implicará na perda do direito à vaga.

De acordo com o Centro de Processo Seletivo (CPS) da UNEB, os candidatos devem ficar atentos, pois ainda há possibilidade de novas chamadas.

Informações: tel. 0800-071-3000 e no endereço eletrônico www.vestibular2012.uneb.br.

II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica


A primeira edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) foi realizada em 2009, em Brasília. Com o tema Educação, Desenvolvimento e Inclusão, o evento reuniu 15 mil pessoas do Brasil e de 20 outros países dispostas a participar da discussão sobre formação do cidadão para o mundo do trabalho. Depois de cinco dias de intensa programação, o filósofo Leonardo Boff  escreveu a Carta do 1º FMEPT, um documento que resume tudo o que o evento representou.

Para a segunda edição do fórum, a cidade de Florianópolis – capital do estado de Santa Catarina - foi escolhida para sediar o evento - que será realizado de 28 de maio a 1º de junho de 2012 no Centrosul. A expectativa é ter uma participação de 10 mil pessoas.

Você pode participar do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica de diversas formas. Todas as inscrições são gratuitas. Confira as modalidades:
 
PARTICIPANTE (até a data do evento) – Inscrição para quem quer assistir às conferências, aos debates, participar das atividades autogestionadas e visitar as mostras e feiras. Clique aqui para fazer a sua inscrição.
 
ATIVIDADES AUTOGESTIONADAS (até 16 de março) – Inscrição somente para as entidades que compõem o Comitê Organizador e que quiserem propor uma atividade autogestionada de sua responsabilidade. Clique aqui para inscrever atividades e aqui para acessar o regulamento.
 
PÔSTERES (até 12 de abril) – Para inscrever um trabalho, primeiro é necessário estar inscrito como participante no Fórum. A inscrição pode ser feita clicando aqui. Após realizar a inscrição, o proponente deve acessar a Área do Participante, informando o e-mail e a senha cadastrados no momento da inscrição. Cada participante poderá inscrever apenas um trabalho. As normas para submissão e apresentação do pôster estão disponíveis no Regulamento Geral da Mostra de Pôsteres.


Parfor Presencial oferece vagas para formação de professores


Estão abertas as pré-inscrições para o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – Parfor Presencial. Serão oferecidas 14.277 mil vagas em 22 estados e no Distrito Federal para cursos que terão início no segundo semestre de 2012. Os professores em exercício na rede pública de educação básica podem realizar as pré-inscrições em cursos de licenciatura presenciais até o dia 8 de abril.

Na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), já funcionam oito turmas distribuídas em três cursos do Parfor. Para 2012.2 estão sendo oferecidas mais 150 vagas nos cursos de Matemática (50 vagas), Ciências da Natureza (50 vagas) e Pedagogia (50 vagas). Para realizar sua pré-inscrição, os professores devem acessar a Plataforma Freire, sistema informatizado do MEC para gestão da formação docente.

O Parfor Presencial é uma ação organizada e financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para atender à Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. O objetivo é garantir aos professores em exercício na rede pública uma formação acadêmica pela Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional, bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica.

12 de março de 2012

Textos: Questão Agrária e Educação do Campo

1. Espaços tempos da formação docente em Amargosa_Revista Entrelaçando
2. CADERNOS DIDÁTICOS SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO
Fonte: http://www2.faced.ufba.br/educacampo/educacampo/cadernos_didaticos/caderno_didatico_sobre_educa_campo
2. A RESIGNIFICAÇÃO DO MUNDO RURAL FRENTE A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO CAMPO BRASILEIRO
Fonte: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/estgeo/article/view/1839/3134
3.  ORGANIZAÇÃO  SOCIOECONÔMICA  E O PAPEL DO ESTADO NA CONFIGURAÇÃO TERRITORIAL DO SERTÃO NORDESTINO
Fonte: http://www.seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/viewFile/11891/6955
4. AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO (Artigo do mês 05) In: NERA - Núcleo de estudos, pesquisas e projetos em reforma agrária
Fonte: http://www4.fct.unesp.br/nera/artigodomes.php
5. EDUARDO GALEANO APONTA QUATRO MENTIRAS SOBRE O AMBIENTE
Link: http://www.gramaticadomundo.com/2011/07/eduardo-galeano-aponta-quatro-mentiras.html

Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/ensino/cursos-de-pos-graduacao

II Congresso Internacional de Formação Profissional no Campo da Educação Física




Sediada na Universidade Estadual de Santa Cruz, a Rede Ibero-Americana de Investigação da Formação em Educação Física (RIAIFEF) informa que serão realizados de 17 a 19 de maio de 2012, em Florianópolis/SC, o II Congresso Internacional de Formação Profissional no Campo da Educação Física e o VI Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física. Os eventos abordarão o tema “Construção da Identidade Profissional em Educação Física: da Formação à Intervenção” e, por intermédio do diálogo entre universidade e mercado de trabalho, no âmbito da formação profissional em Educação Física, pretende-se articular temáticas atreladas aos setores da saúde, esporte e educação.

O evento é promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e apoiado pela RIAFEIF e outras instituições. Mais informações nos sites www.riaifef.org e http://www.sepef2012.ufsc.br.
 
Para além das várias atividades propostas pelo evento, palestras, mesas-redondas, comunicações, sessões temáticas, entre outras, o Laboratório de Pedagogia do Esporte (LAPE), do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física, da UNESP (Campus Rio Claro), e demais parceiros envolvidos, receberá, de forma inovadora e calorosa, os participantes do II CIFPEF e VI SEPEF na Ilha da Magia, na tentativa de nutrir possibilidades e ideais de estudos, pesquisas e intervenções.
 
 

I Congresso Movimentos Sociais e Educação - UESC - Ilhéus-Bahia





A sociedade brasileira tem presenciado e participado de ações coletivas, principalmente na segunda metade do Século XX e início do Século XXI, expressas nas manifestações pela paz; contra a violência; contra o desemprego; por melhorias salariais; luta pela terra, dentre outras. Tais ações são designadas por um conjunto de pesquisadores e organizações da sociedade civil como Movimentos Sociais, cujos estudos foram intensificados no meio científico, principalmente, a partir do final do Século XX.

E, no intuito de colaborar com o debate científico e contribuir com avanço da luta dos Movimentos Sociais pela Educação, a UESC realizará entre os dias 20 e 23 de agosto de 2012, o I CONGRESSO MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, com o tema
Movimentos Sociais e Educação na contemporaneidade: desafios e possibilidades. O I Congresso é uma iniciativa do grupo de estudos Movimentos Sociais, Diversidade e Educação, que faz parte do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências Humanas (CEPECH)/DCIE.

As inscrições com apresentações de trabalhos (Comunicação Oral e Pôster) estarão abertas no período de 12/03/12 à 13/04/12 com resultado dos trabalhos aprovados a partir de 18/05/12. E sem apresentação de trabalhos, no período de 12/03/12 à 31/07/12.

Data: 20 a 23 de agosto de 2012.
Horário:
das 08 às 18h.
Local:
Auditórios Jorge Amado e Paulo Souto

I Congresso Internacional do Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais


Inscrições: congressodireitopct@gmail.com 
I Congresso Internacional do Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais ocorrerá no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, nos dias 10 a 12 de maio. A atividade possui coordenação cientifica dos professores Ordep Serra (antropologia UFBA) e Júlio César de Sá da Rocha (Direito UFBA). As inscrições do Congresso serão gratuitas e realizadas através do e-mail congressodireitopct@gmail.com. Serão debatidos vários temas como Direito dos povos indígenas, das comunidades Quilombola, pescadores e marisqueiras, povos de santo e povos do campo. A atividade terá participação de lideranças das comunidades tradicionais, experiências internacionais e diálogos interculturais.

Informações em:  congressodireitopct@gmail.com

Exame para Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Celpe-Bras


As inscrições para a primeira edição de 2012 do Exame para Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) prosseguem até as 23h59 do dia 16 de março. O exame é aplicado no Brasil e em outros países com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. 

Internacionalmente, o Celpe-Bras é aceito em firmas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.  

Outorgado pelo MEC, o Celpe-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente. É conferido em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. O primeiro teste foi aplicado em 1998. Interessados podem se inscrever através do endereço eletrônico http://celpebras.inep.gov.br/inscricao

I Simpósio Nacional Repensando os Sertões Semiáridos



Representantes das instituições organizadoras do I Simpósio Nacional Repensando os Sertões Semiáridos do Brasil, que vai ser realizado na semana de 23 a 27 de abril de 2012, em Salvador, Feira de Santana, Cruz das Almas e Juazeiro (programação no link abaixo) reuniram-se na manhã de hoje (dia 06 de março) no Gabinete da reitora da UFBA, Dora Leal Rosa, para discutir estratégias de realização do Simpósio. Estiveram presentes o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentin, o Chefe de Gabinete da UEFS, professor Onildo Araujo da Silva, a Pró-reitora de Extensão da UFRB, professora Valdiria Rocha, o professor Ricardo Santana de Lima, representando o reitor da UNIVASF, além do coordenador do Simpósio, professor Aurélio Lacerda.

As instituições foram unânimes em assumir e apoiar o caráter interinstitucional, multicampi e multidisciplinar do Simpósio Nacional, cuja programação contempla atividades em Salvador (UFBA e UNEB), em Feira de Santana (UEFS), em Cruz das Almas (UFRB), em Juazeiro e Petrolina (UNIVASF). Foi destacada a alta relevância do evento para o desenvolvimento sustentável do nordeste brasileiro, particularmente a sua região semiárida, com foco na eliminação da pobreza extrema. Nesse sentido, foi aprovado o selo do simpósio “Sertões Semiáridos Sem Miséria”, como lema do programa. As instituições mobilizarão as suas Assessorias de Comunicação para ampla divulgação interna e externa.

As inscrições para o simpósio estão abertas até o dia 31 de março de 2012 e podem ser feitas gratuitamente no endereço eletrônico www.repensandosemiarido.ufba.br. Os participantes do evento também podem submeter trabalhos para sessões de comunicação oral ou de posters. O evento conta com o apoio do Banco do Nordeste. O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), também participa da realização do Simpósio. Informações no portal www.semiarido.ufba.br e contatos pelo webmail semiarido@ufba.br
 
 
 
 

11 de março de 2012

Livros e Filmes indicados para o Vestibular da UFBA 2012 e 2013




Em cumprimento aos Artigos 3º e 8º da Resolução 01/02, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Bahia - CONSEPE - o SSOA torna públicos os textos literários indicados, bem como os filmes sugeridos para a Prova de Português da 1ª e da 2ª Fase dos Vestibulares de 2012 e 2013.

Estão sendo indicados os seguintes autores e obras literárias, para os Vestibulares de 2012 e 2013: 

1ª Fase 

· Joaquim Manoel de Macedo - As vítimas algozes (Resenha)
· Eça de Queirós - A correspondência de Fradique Mendes
(Resenha)
· Graciliano Ramos - Vidas secas (Resenha)
· Antônio Callado - Quarup (Resenha)
· Cadernos Negros; Os melhores poemas (antologia publicada pelo Fundo Nacional de Cultura/MinC) (Resenha)
· Mia Couto - O Último vôo do flamingo (novo) (Resenha)

2ª Fase 

· Joaquim Manoel de Macedo - As vítimas algozes (Resenha)
· Eça de Queirós - A correspondência de Fradique Mendes (Resenha)
· Graciliano Ramos - Vidas secas (Resenha)
· Adonias Filho - O largo da Palma (Resenha)
· Antônio Callado - Quarup (Resenha)
· José Eduardo Agualusa - Nação Crioula (novo) (Resenha)
· Mário de Andrade - Macunaíma
(Resenha)
· Cadernos Negros; Os melhores poemas (antologia publicada pelo Fundo Nacional de Cultura/MinC) (Resenha)
· Mia Couto - O último vôo do flamingo (Resenha)
· Italo Moriconi (org) - Os cem melhores poemas brasileiros do século. (Resenha)

Filmes (apenas 2ª fase - CPL):

· A invenção do Brasil - Guel Arraes
(Resenha)
· Cidade de Deus - Fernando Meireles (Resenha)
· Deus e o diabo na terra do sol - Glauber Rocha (Resenha)
· O baile perfumado - Lírio Ferreira e Paulo Caldas (Resenha)
· Diários de motocicleta - Walter Salles Jr. (Resenha)
· O homem que copiava - Jorge Furtado (Resenha)
· O que é isto, companheiro? - Bruno Barreto (Resenha)
· Adeus, Lenin - Wolfganger Becker (Resenha)
· Faça a coisa certa - Spike Lee (Resenha)
· O crime do padre Amaro - Carlos Carrera (Resenha)

Fonte: http://www.vestibular.ufba.br/livros_indicados.htm
 

10 de março de 2012

Pós-graduação em Libras - Língua Brasileira de Sinais : Novas Possibilidades





Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais





As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas.Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.




Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais.

O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc. Os seus usuários podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais.

Informações Técnicas

1 LIBRAS
 
A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.

2 Sinais
 
Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos. Nas línguas de sinais podem ser encontrados os seguintes parâmetros que formarão os sinais:

2.1 Configuração das mãos: São formas das mãos que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante (mão direita para os destros ou esquerda para os canhotos), ou pelas duas mãos.

Os sinais DESCULPAR, EVITAR e IDADE, por exemplo, possuem a mesma configuração de mão (com a letra y). A diferença é que cada uma é produzida em um ponto diferente no corpo.

2.2 Ponto de articulação: é o lugar onde incide a mão predominante configurada, ou seja, local onde é feito o sinal, podendo tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro.

2.3 Movimento: Os sinais podem ter um movimento ou não. Por exemplo, os sinais PENSAR e EM-PÉ não têm movimento; já os sinais EVITAR e TRABALHAR possuem movimento.

2.4 Expressão facial e/ou corporal: As expressões faciais / corporais são de fundamental importância para o entendimento real do sinal, sendo que a entonação em Língua de Sinais é feita pela expressão facial.

2.5 Orientação/Direção: Os sinais têm uma direção com relação aos parâmetros acima. Assim, os verbos IR e VIR se opõem em relação à direcionalidade.

3 Convenções da LIBRAS

3.1 A grafia: os sinais em LIBRAS, para simplificação, serão representados na Língua Portuguesa em letra maiúscula. Ex.: CASA, INSTRUTOR.

3.2 A datilologia (alfabeto manual): usada para expressar nomes de pessoas, lugares e outras palavras que não possuem sinal, estará representada pelas palavras separadas por hífen. Ex.: M-A-R-I-A, H-I-P-Ó-T-E-S-E.

3.3 Os verbos: serão apresentados no infinitivo. Todas as concordâncias e conjugações são feitas no espaço. Ex.: EU QUERER CURSO.

3.4 As frases: obedecerão à estrutura da LIBRAS, e não à do Português. Ex.: VOCÊ GOSTAR CURSO? (Você gosta do curso?)

3.5 Os pronomes pessoais: serão representados pelo sistema de apontação. Apontar em LIBRAS é culturalmente e gramaticalmente aceito.


Onde Fazer a Especialização


Faculdade D. Pedro II - Salvador

http://www.dompedrosegundo.edu.br/pos/ProgramacaoCompleta.asp?id=18

9 de março de 2012

Edital do PROMINP 6º Ciclo: Inscrições até 12 de Abril -





São oferecidas mais de 11 mil vagas, para 85 ocupações voltadas para o setor de petróleo e gás natural, em 14 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. 

A escolha das cidades que receberão os cursos do Prominp está relacionada aos locais onde há projetos e empreendimentos do setor de petróleo e gás em execução ou previstos para os próximos anos, considerando seus respectivos cronogramas de implementação e necessidade de mão de obra.

Do total de vagas oferecidas, 7335 são para cursos de nível básico, 3706 para cursos de nível médio e técnico e 630 para cursos de nível superior. A prova nacional será realizada em todas as localidades com oferta de vagas e está marcada para o dia 13 de maio.

É importante que o candidato leia atentamente o edital antes de realizar a sua inscrição. A taxa de inscrição do processo seletivo é de R$ 25 para nível básico, R$ 42 para níveis médio e técnico e R$ 63 para nível superior. A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa.

Existe a possibilidade de isenção da taxa de inscrição para candidatos que possuírem o Número de Identificação Social – NIS - edeclararem que não possuem recursos financeiros para pagamento do valor. Para conseguir a isenção da taxa, os candidatos devem atender às condições listadas no edital. O prazo para a inscrição de isentos vai de 7 à 18 de março.

Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidato deve ser brasileiro e ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado, informados no edital. Os candidatos aprovados no processo seletivo que estiverem desempregados durante o curso, receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 300 mensais para nível básico, R$ 600 para níveis médio e técnico, e R$ 900 para nível superior.

A proposta do Prominp é oferecer cursos para melhorar a qualificação dos profissionais que serão contratados pelas empresas fornecedoras de bens e serviços para o setor de petróleo e gás. Apesar de não haver garantia de emprego, todas os cursos são planejados para que as pessoas estejam preparadas para atuarem no mercado, na quantidade, especialidades e localidades necessárias para a implantação dos projetos. Uma prova de que a iniciativa vem dando certo é que 67% dos profissionais qualificados pelo Prominp estão empregados no mercado de trabalho formal. 







6 de março de 2012

IV CICLO INTERNACIONAL RESILIÊNCIA E CULTURA: histórias de vida, subjetividade e cuidado

IV CICLO INTERNACIONAL RESILIÊNCIA E CULTURA:
histórias de vida, subjetividade e cuidado
De 09 a 13 de abril de 2012


UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Teatro UNEB / Auditório Jurandir Oliveira DEDC-Campus I, PPGEduC e CPEDR




O IV Ciclo Internacional Resiliência e Cultura: histórias de vida, subjetividade e cuidado consiste em um dos desdobramentos da interlocução do projeto Rede Resiliência, subjetividade e cultura (UFF) - que constitui a representação no Brasil do Observatório Internacional de Pesquisas sobre a Resiliência - com pesquisadores do Brasil, Argentina, Uruguai, Peru,Chile, Colômbia, Bolívia, Bélgica , França, Canadá Estados Unidos, Suíça, Itália, Bélgica,  África, Líbano, Israel e Palestina.  

O desenvolvimento, ao longo dos últimos 10 anos, de um extenso trabalho de cooperação proporcionou-nos a compreensão do caráter sistêmico, do ponto de vista da ecologia do desenvolvimento humano, pluridimensional e complexo dos processos de resiliência. Foi com esse horizonte que, ao longo da realização dos I , II e III Ciclos, foram se articulando redes de cooperação tecidas de diversas áreas por grupos de trabalho e de pesquisa interessados em compreender e fomentar as estratégias de enfrentamento da adversidade, como a Rede Resiliência, o Grupalfa, a OSCIP Acolher, a Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, o Grupo Desenvolvimento Humano em Situação de Risco Social e Pessoal (URGS – CEP-Rua) e o GT Juventude, resiliência e vulnerabilidade (Anpepp)  – protagonistas na realização desse IV Ciclo Internacional Resiliência e Cultura. 

EIXOS TEMÁTICOS 

 
Políticas públicas, trabalho e inventividade
Resiliência, cultura e arte
Vulnerabilidade e produção de saúde
Culturas periféricas e movimentos de resistência coletiva
Histórias de vida, narrativas e formação
(Auto)biografia, resiliência e subjetividade

Veja a programação completa em: http://www.ppgeduc.com/circ/programa.html

Faça sua inscrição sem apresentação de trabalho até 31/03/2012


I SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - UESB



 O I Seminário Estadudal de Educação do campo da  UESB é uma iniciativa de discentes e docentes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O evento, em sua primeira edição, reunirá estudantes de pedagogia e licenciaturas, pós-graduação, docentes da educação básica e do ensino superior e gestores municipais e estaduais da educação do campo. 

O evento será realizado em três dias (13 a 15.03.12), no Centro de Aperfeiçoamento Profissional. Contará com palestra, mini-cursos, sessão de filmes, mesas redondas, aula de campo e apresentação de trabalhos científicos.



GRUPOS DE TRABALHO:
 
I. Políticas Públicas para a Educação do Campo e Movimentos Sociais

Propõe uma reflexão acerca dos processos educativos provenientes dos Movimentos Sociais do Campo e o seu papel para implementação e fortalecimento dessas políticas. Objetiva ainda discutir as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo.
 
II. Educação do Campo e Educação de Pessoas Jovens e Adultas

Discute a trajetória e as Políticas Públicas da Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil, enfatizando a educação de jovens e adultos do campo; o papel dos movimentos sociais na consolidação dessa modalidade de educação para os sujeitos do campo; a educação de jovens e adultos em acampamentos e assentamentos de Reforma Agrária; práticas pedagógicas nos espaços não-formais de educação de pessoas jovens e adultas; práxis educativas e metodológicas veiculadas na educação de jovens e adultos nas escolas do campo.
 
III. Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores

Discute os seguintes aspectos: currículo, gestão, práticas pedagógicas, avaliação e relação professor-aluno; formação, práxis social, saberes e trabalho docente na perspectiva da Educação do Campo; teoria e prática na formação docente; inserção dos alunos egressos dos cursos de licenciaturas; relações de gênero e diversidade em escola do campo.
 
IV. Educação do campo, Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável

Refletir sobre Educação do Campo, considerando os desafios, possibilidades e limites da agricultura familiar; problematizar o modelo de desenvolvimento que coadunou com o êxodo rural; práticas pedagógicas envolvendo a educação ambiental nas escolas do campo; debater os princípios e fundamentos da agroecologia como possibilidade para os povos que vivem no/do campo.
 
V. Educação do campo e Movimentos Sociais: História, Memória, Cultura e Identidade
Refletir acerca do modo de vida dos povos campesinos e sua relação com o currículo da escola do campo; o campo como espaço de luta e resistência; trajetória histórica da luta por uma educação do campo; história, memória, cultura e identidade dos sujeitos do campo e sua articulação com a educação.




PROGRAMAÇÃO 

(em breve divulgaremos a programação completa)
13.03
18:00h às 19:00h- Credenciamento
19:00h- Abertura
19:30h- Conferência: Educação do campo e movimentos sociais: práticas pedagógicas, desafios e novos rumos
Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto (UFSCAR)
 
14.03
08:00h às 10:00h- Mesa redonda 1: Reforma agrária, movimentos sociais e conflitos no campo brasileiro
10:00h às 12:00h- Mesa redonda 2: Políticas públicas para a escola do campo
13:30h às 17:00h- Aula de campo no assentamento (40 vagas)
14:00h às 15:30h- Sessão de documentários sobre educação do campo
15:30h às 18:00h- Reunião com representantes de Secretarias municipais de educação da região sudoeste para discutir a situação das escolas do campo 
 
15.03
08:00h às 10:00h- Mesa redonda 3: Formação docente, currículo e práticas pedagógicas em escolas do campo
10:00h às 12:00h- Relatos de experiências: A docência na educação do campo
14:00h- Apresentação de trabalhos e pôsteres
17:00- Encerramento e entrega de certificados

Comentário