LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 de março de 2012

I SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - UESB



 O I Seminário Estadudal de Educação do campo da  UESB é uma iniciativa de discentes e docentes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O evento, em sua primeira edição, reunirá estudantes de pedagogia e licenciaturas, pós-graduação, docentes da educação básica e do ensino superior e gestores municipais e estaduais da educação do campo. 

O evento será realizado em três dias (13 a 15.03.12), no Centro de Aperfeiçoamento Profissional. Contará com palestra, mini-cursos, sessão de filmes, mesas redondas, aula de campo e apresentação de trabalhos científicos.



GRUPOS DE TRABALHO:
 
I. Políticas Públicas para a Educação do Campo e Movimentos Sociais

Propõe uma reflexão acerca dos processos educativos provenientes dos Movimentos Sociais do Campo e o seu papel para implementação e fortalecimento dessas políticas. Objetiva ainda discutir as Diretrizes Operacionais da Educação do Campo.
 
II. Educação do Campo e Educação de Pessoas Jovens e Adultas

Discute a trajetória e as Políticas Públicas da Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil, enfatizando a educação de jovens e adultos do campo; o papel dos movimentos sociais na consolidação dessa modalidade de educação para os sujeitos do campo; a educação de jovens e adultos em acampamentos e assentamentos de Reforma Agrária; práticas pedagógicas nos espaços não-formais de educação de pessoas jovens e adultas; práxis educativas e metodológicas veiculadas na educação de jovens e adultos nas escolas do campo.
 
III. Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores

Discute os seguintes aspectos: currículo, gestão, práticas pedagógicas, avaliação e relação professor-aluno; formação, práxis social, saberes e trabalho docente na perspectiva da Educação do Campo; teoria e prática na formação docente; inserção dos alunos egressos dos cursos de licenciaturas; relações de gênero e diversidade em escola do campo.
 
IV. Educação do campo, Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável

Refletir sobre Educação do Campo, considerando os desafios, possibilidades e limites da agricultura familiar; problematizar o modelo de desenvolvimento que coadunou com o êxodo rural; práticas pedagógicas envolvendo a educação ambiental nas escolas do campo; debater os princípios e fundamentos da agroecologia como possibilidade para os povos que vivem no/do campo.
 
V. Educação do campo e Movimentos Sociais: História, Memória, Cultura e Identidade
Refletir acerca do modo de vida dos povos campesinos e sua relação com o currículo da escola do campo; o campo como espaço de luta e resistência; trajetória histórica da luta por uma educação do campo; história, memória, cultura e identidade dos sujeitos do campo e sua articulação com a educação.




PROGRAMAÇÃO 

(em breve divulgaremos a programação completa)
13.03
18:00h às 19:00h- Credenciamento
19:00h- Abertura
19:30h- Conferência: Educação do campo e movimentos sociais: práticas pedagógicas, desafios e novos rumos
Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto (UFSCAR)
 
14.03
08:00h às 10:00h- Mesa redonda 1: Reforma agrária, movimentos sociais e conflitos no campo brasileiro
10:00h às 12:00h- Mesa redonda 2: Políticas públicas para a escola do campo
13:30h às 17:00h- Aula de campo no assentamento (40 vagas)
14:00h às 15:30h- Sessão de documentários sobre educação do campo
15:30h às 18:00h- Reunião com representantes de Secretarias municipais de educação da região sudoeste para discutir a situação das escolas do campo 
 
15.03
08:00h às 10:00h- Mesa redonda 3: Formação docente, currículo e práticas pedagógicas em escolas do campo
10:00h às 12:00h- Relatos de experiências: A docência na educação do campo
14:00h- Apresentação de trabalhos e pôsteres
17:00- Encerramento e entrega de certificados

Nenhum comentário:

Comentário