O CNE (Conselho Nacional de Educação) deve votar hoje mudanças no ensino médio do país. Entre as alterações propostas, está o aumento na duração de cursos do ensino médio noturno e a flexibilização das grades curriculares para aumentar o interesse dos alunos.
A ideia de estender a duração do ensino médio noturno para quatro anos tem o objetivo de reduzir o período diário, dando aos alunos mais possibilidades de estudar e trabalhar simultaneamente.
Para tentar aproximar o conteúdo da escola ao dia a dia dos alunos, estuda-se a criação de grades personalizadas. A proposta do CNE divide a grade em três grandes temas: ciência e tecnologia, cultura e trabalho.
Estudos do MEC sobre o ensino médio mostram que a etapa final da escola é também a mais complicada no Brasil. Testes do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apontam baixo nível de conhecimento de alunos.
Nos resultados, são observadas dúvidas extremamente básicas de matemática, como não saber, por exemplo, que 50% representa metade de algo. Há ainda grandes problemas de leitura e interpretação de textos.
Outro desafio para educação brasileira em relação ao ensino médio é a evasão. Segundo o IBGE, 1 em cada 10 jovens abandonam a escola nesta etapa. Depois da votação no CNE, as novas diretrizes do ensino médio precisam ser homologadas pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.
Fonte: http://www.band.com.br/jornalismo/educacao/conteudo.asp?ID=100000418005
A ideia de estender a duração do ensino médio noturno para quatro anos tem o objetivo de reduzir o período diário, dando aos alunos mais possibilidades de estudar e trabalhar simultaneamente.
Para tentar aproximar o conteúdo da escola ao dia a dia dos alunos, estuda-se a criação de grades personalizadas. A proposta do CNE divide a grade em três grandes temas: ciência e tecnologia, cultura e trabalho.
Estudos do MEC sobre o ensino médio mostram que a etapa final da escola é também a mais complicada no Brasil. Testes do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apontam baixo nível de conhecimento de alunos.
Nos resultados, são observadas dúvidas extremamente básicas de matemática, como não saber, por exemplo, que 50% representa metade de algo. Há ainda grandes problemas de leitura e interpretação de textos.
Outro desafio para educação brasileira em relação ao ensino médio é a evasão. Segundo o IBGE, 1 em cada 10 jovens abandonam a escola nesta etapa. Depois da votação no CNE, as novas diretrizes do ensino médio precisam ser homologadas pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.
Fonte: http://www.band.com.br/jornalismo/educacao/conteudo.asp?ID=100000418005
Nenhum comentário:
Postar um comentário