LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 de maio de 2011

Atividades para Letramento: Dicas



A palavra letramento é recém-chegada ao vocabulário educacional brasileiro, datando na segunda metade dos anos de 1980. Por ser muito recente seu surgimento, ela ainda não é uma palavra dicionarizada. Uma das suas primeiras aparições foi no livro “No Mundo da Escrita: uma perspectiva psicolingüística” da pesquisadora Mary Kato no ano de 1986, produzido pela Editora Ática.

Pode-se afirmar que, com o surgimento de novos fatos, novas idéias, novas maneiras de se compreender um fenômeno, podem, também, novas palavras serem criadas ou dar-se um novo sentido às velhas palavras. Logo, a palavra letramento apareceu devido a um novo fato na educação que necessitava de um nome, um fenômeno não existente antes, ou, se existia, os educadores ainda não tinham se percebido dele. Em nossa sociedade atual, não basta apenas dominar as técnicas de leitura e escrita, mas é necessário saber fazer uso do ler e escrever, saber responder às exigências de leitura e escrita que essa sociedade faz continuamente. Surgiu então o termo letramento.



Gostei destas sugestões de atividades para o processo de letramento e alfabetização.


Aqui segue uma coletânia de textos, porém é importante que o professor utilize sempre textos da realidade dos estudantes.



Nenhum comentário:

Comentário