LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 de julho de 2011

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Use a magia a favor do aprendizado



Com uma narrativa que prende o leitor do começo ao fim, o livro surpreende pela sua narrativa e pelo modo como a autora conduziu até o fim uma das histórias mais lida da atualidade.

Segundo Leilane Soares “As Relíquias da Morte” tem como cenário a volta de Lord Voldemort e seus seguidores, o que torna cada virada de página uma expectativa sobre qual será o próximo passo de Harry e seus amigos e o que os espera quando finalmente chegam ao seu destino. Mas mesmo em meio a tanto suspense e adrenalina, J.K. Rowling é capaz de nos surpreender ao colocar um evento tão corriqueiro e normal quanto o casamento de Gui e Fleur. Pelas poucas páginas que antecedem o acontecimento e durante a cerimônia em si, quase esquecemos o que realmente está acontecendo no mundo bruxo e a dimensão que isso pode ter para o mundo trouxa.

Cyntia Costa, relata no site Educar para Crecer, que em 2008, Harry Pottter e Bela, a protagonista da série Crepúsculo, passaram a acompanhar cerca de 3,3 milhões de estudantes da rede estadual paulista. Os livros das duas séries passaram a fazer parte das salas de leitura de 4.200 escolas de 5ª a 8ª do Ensino Fundamental e de Ensino Médio do estado de São Paulo. O objetivo é despertar o interesse pela leitura por meio dos maiores sucessos para adolescentes. Outra experiência com Harry Potter aconteceu nas bibliotecas públicas de Maringá (PR), também no ano passado. "Como tínhamos grande dificuldade em atrair alunos para a biblioteca, especialmente após o 5º ano, quando a leitura ganha um peso maior de obrigatoriedade, decidimos optar por um trabalho com essa série usando esse livro", conta Fernanda Mecking, coordenadora dos projetos de leitura da Secretaria de Cultura da cidade. 

"No primeiro encontro, usamos o chapéu seletor, elemento presente no livro, para dividir os alunos em casas. Desenvolvemos, então, atividades lúdicas, baseando-nos nas ideias de aula de bruxaria e utilizando a música do filme. Passaram-se meses, e os alunos não queriam mais parar".

Embora a experiência tenha sido um sucesso, Fernanda lamenta que esse frisson coletivo não seja frequente, pois outras tentativas de projetos de leitura não foram tão bem-sucedidas. "No ano anterior, tentamos abordar peças gregas e de Shakespeare, mas o quórum não foi o mesmo. Bolamos um jogo superinteressante de tabuleiro, com os deuses do Olimpo e outras personagens", lembra.

Para Luciana Fleury é possível usar essa história mágica para falar de assuntos que vão muito além da magia. "Harry Potter é uma obra que encanta pessoas de todas as idades. Estimula a imaginação das crianças e permite que os adultos façam relações profundas com o mundo real", diz a professora Ana Cláudia Munari, autora da tese de doutorado "Do leitor invisível ao hiperleitor: uma teoria a partir de Harry Potter" (PUC-RS).
 


Fonte: 

http://cinemacomrapadura.com.br/colunas/livros-e-cinema/215987/livros-setimo-harry-potter-tira-o-folego-e-da-adeus-a-saga-de-j-k-rowling/

http://mdemulher.abril.com.br/blogs/jogo-rapido-educacao/ideias-nota-10/use-a-magia-de-harry-potter-a-favor-do-aprendizado/

http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/7-ideias-aproveitar-harry-potter-633708.shtml


Nenhum comentário:

Comentário