LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 de julho de 2011

Outdoor em Jaraguá do Sul: um retrato do Brasil

 

 O outdoor colocado na Rua Olívio Domingos Brugnago, no bairro Vila Nova, em Jaraguá do Sul (SC), demonstra a indignação sobre a proposta de aumento do número de vereadores na Câmara.

O que é democracia?

Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por “todos os cidadãos”, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos.
Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.

A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.

Fonte: Site da Embaixada dos Estados Unidos
 Qual o papel dos vereadores?

Freqüentemente, os Vereadores sofrem pressões por parte dos eleitores do município, com relação à realização de obras. Esta confusão é histórica e já vem de muitos anos, e às vezes, transforma o dia-a-dia de um membro do Poder Legislativo em verdadeiro baú de cobranças e providências que estes não têm condições de cumprir.

Enfim, um Vereador nunca poderá realizar uma obra, mas sim apenas solicitá-la ao prefeito ou incluí-la no orçamento. Outras pessoas ainda, erroneamente entendem que um Vereador é patrão dos funcionários públicos municipais e que podem demitir ou admitir qualquer um deles, o que também não vem de encontro com suas funções.


É necessário que a população esteja ciente das reais possibilidades e responsabilidades de um Vereador que pertence ao Poder Legislativo, cuja principal função é elaborar e apreciar leis de sua competência ou do Poder Executivo. Outra importante função que o vereador tem é a de fiscalizar e acompanhar a execução das leis em geral, Lei Orçamentária, bem como as obras que são executadas pelo executivo, além de também ter a obrigação de fiscalizar como são gastos todos os recursos financeiros que são transferidos pelos governos estadual e federal ao executivo.

Fonte: http://www.camaralagoa.mg.gov.br/imprensa/boletim.php?bol=202

E o nosso papel como cidadãos?

Precisamos pensar em nosso voto, em nossas escolhas políticas. Não são todos os “políticos”  que não trabalham a favor do povo após serem eleitos, porém votamos em muitas pessoas que tornam-se inoperantes diante do sistema social.


 O outdoor colocado na Rua Olívio Domingos Brugnago, no bairro Vila Nova, em Jaraguá do Sul (SC), demonstra a indignação sobre a proposta de aumento do número de vereadores na Câmara.



 
Na Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul foi colocado o outdoor abaixo:



E finalmente...













Poste seu comentário ....



Nenhum comentário:

Comentário