LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 de junho de 2012

Plano de Aula Sobre Bullying: Atividade Interdisciplinar





A Violência no contexto escolar tem sido discutida de muitas formas. Percebemos que a cada dia os casos de agressões verbais e físicas têm aumentado gradativamente na escola. O que fazer? Como discutir com os alunos certas questões? Quais atividades podem facilitar a reflexão sobre a violência escolar? Falar teoricamente o que é Bullying é importante, porém melhor do que a teoria é proporcionar a reflexão sobre a realidade.  Quero propor neste espaço 10 sugestões simples de planos de aulas/ atividades para promover a discussão sobre o Bullying e a Violência no Espaço Escolar.

Disciplina: Atividade Interdisciplinar

Objetivo: Promover a discussões, reflexões e a escuta sobre a Violência no Espaço Escolar. Discutir possíveis possibilidades de ações contra o bullying incentivando a troca de experiências e o diálogo.

Metodologia:

Leitura e Discussão do Texto: O Diário de Davi Satil: Uma vítima de Bullying

Questões, que podem ser discutidas após a leitura do texto com a turma.
  1. Na escola, fazemos amigos, brincamos, estudamos e criamos laços afetivos. O que a escola representa para você?
  2. O que Davi sentia ao ir para a escola? Explique os motivos que estavam contribuindo para que ele desejasse mudar de escola?
  3. Que tipo de Violência acontecia com Davi? Você já passou por situações semelhantes? Quais?
  4. Qual a importância do diálogo entre pais x filhos, alunos x professores?
  5. Em grupo elabore sugestões para ajudar Davi a superar o Bullying, baseado nos sentimentos e questões que ele escreveu em seu diário.
  6. Como a professora poderia ajudar Davi? Elabore junto com seus colegas uma resposta no lugar da professora.
Outras Sugestões:

Produção de Textos: Após a leitura do texto,  incentive a turma a produzir um texto em forma de diário relatando alguma vivência sobre violência no Espaço Escolar. Eles podem narrar senas do cotidiano da escola, além de também poderem expressar seus sentimentos e opiniões.

Divida a turma em grupos e solicite uma dramatização,  propondo uma sugestão contra o Bullyng. Poste um comentário abaixo, sugerindo outras atividades a partir deste texto. Se desejar elabore perguntas com seus alunos sobre bullying e envie para mim que terei  prazer em respondê-las.

Leia outras dicas de atividades sobre Bullying no meu Blog : http://silvanosulzarty.blogspot.com/search/label/Bullying

2 comentários:

Anônimo disse...

ESTOU ENCANTADA COM O BLOG, SOU PROFESSORA-ALUNA DO CURSO DE GEOGRAFIA PARFOR, UNEB-CAMPUS XI,ESTE ESPAÇO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA ALUNOS E PROFESSORES. SUCESSOS PRA TI.

Anônimo disse...

Sou professora de informatica e assim é mais dificio tem dica a onde encontro, por qu aqui não achei nada.....

Comentário