Projeto Político Pedagógico na Educação Básica
Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
- É Projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
- É Político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
- É Pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:
- Missão
- Clientela
- Dados sobre a aprendizagem
- Relação com as famílias
- Recursos
- Diretrizes pedagógicas
- Plano de ação
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TEMA: “Projeto Político Pedagógico na Educação Básica”.
DOCENTE: Profª Dra Cristina D’ Ávila
DATA E HORÁRIO: 09/07 – 14h às 16:30
LOCAL: Auditório Jurandyr Oliveira – DEDC1 – UNEB
PÚBLICO ALVO: Alunos, professores, servidores e comunidade externa.
DOCENTE: Profª Dra Cristina D’ Ávila
DATA E HORÁRIO: 09/07 – 14h às 16:30
LOCAL: Auditório Jurandyr Oliveira – DEDC1 – UNEB
PÚBLICO ALVO: Alunos, professores, servidores e comunidade externa.
Cristina Maria D'Ávila Teixeira
Cristina Maria D'Ávila Teixeira
concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia em 2001. É
pós-doutora pela Universidade de Montréal, Quebec, Canadá, na área de
psicopedagogia e formação docente (2007). Publicou três livros, um como autora
principal e outro em co-autoria com Ilma Passos Veiga. Atua na área de
Educação, com ênfase em Didática, Prática Pedagógica, formação de professores e
ludicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário