LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 de junho de 2012

A greve dos professores do Estado da Bahia: ."Queria o governador aqui no meu lugar. Eu ia rir de me acabar"




Em pleno século XXI, em um estado que se diz democrático, com um governo eleito pelo povo, deixar o próprio povo viver esta situação de calamidade pública: sem professor não temos aula, sem aulas não temos ensino, sem ensino ficamos sem conhecimento. E quem esta se importando com esta situação? O governador da Bahia? De que forma? Como?

Educação não se faz com contratação de professores sem formação para fugir das negociações e pagar o que é de direito ao educador. Nós educadores trabalhamos com educação como profissionais, pois o exercício na nossa profissão não é uma vocação, ou um chamado divino que possamos realizar com as forças espirituais sem condições financeiras, físicas e estrutura necessária.

Educação é um ato político e ideológico. Educação é poder para transformação de vidas. Educação é fonte de valores humanos e esperança. Não se faz educação sem planejamento, sem organização didática, sem formação acadêmica e sistematização. A escola não surge em uma comunidade do nada e os alunos não estão na escola para nada. Estamos vivendo momentos singular nesta greve, onde não só os professores estão se mobilizando, como a mídia, os artísticas, os alunos, a sociedade civil como um todo, que fico pensando que vale a pena ser professor, e que professor não ganha pouco, não é um coitadinho, porém deve ganhar melhor, merece respeito, valor e dignidade.


No site do Sindicato Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia a professora Carmen Lúcia S. Barbosa, afirma que na atual conjuntura, o descaso pela educação tem sido gritante no governo Wagner. A prioridade, no momento, na Bahia e no Brasil está voltada ao esporte, de modo particular, na Bahia, com a construção do estádio da Fonte Nova, em Salvador, o qual consome verdadeira fortuna que representa muito para o nosso estado. Creio que se houvesse uma grande reforma política econômica e cultural, a nossa realidade seria bem diferente. Candidatos a cargos políticos deveriam provar através da sua conduta idoneidade moral e honestidade, comprometendo-se a colocar os interesses da coletividade acima dos interesses pessoais. Os políticos deveriam ser proibidos de votarem seus próprios salários.


 Já na Ilha de Itaparica-Bahia, um grupo de alunos utilizando as redes sociais, mobilizaram-se criando uma paródia da música as “Empreguedes” da novela Cheias de Charmes. O Vídeo das alunas Bruna Moreira, Isabele Alcântara e Jamile Moreira, chegou a ser ameaçado de ser retirado do youtube, e já esta com mais de 100 mil acessos."Queria o governador aqui no meu lugar. Eu ia rir de me acabar. Só vendo seus fihinhos aqui no meu lugar...", cantam as estudantes, no vídeo 'As Estudetes - Vida de Estudete'. E isso não para por ai, o mesmo grupo de alunos, agora estão mais fortes. Circula pelo FACEBOOK, textos e mensagens de colaboração a greve dos professores e a reivindicação por uma educação de qualidade. Os alunos querem aula. "Estamos nos mobilizando, através dos meios virtuais, para mostrar que estudantes, pais e professores estamos indignados com esta situação e exigimos do governo uma solução rápida e eficiente, uma vez que é incalculável o prejuízo intelectual imposto aos jovens e crianças da Bahia".




Uma das alunas escreveu este texto em sua página no FACEBOOK: “Vamos agir... não vamos roubar ninguém, não vamos abusar da dignidade de ninguém... não vamos xingar ninguém, não vamos ficar do lado de partido nenhum, candidato nenhum... (nosso movimento virtual é politizado e não partidarizado... ok?) e não vamos ficar passando necessidades, dando tiro no pé, lutando com armas em que o governo é mais forte... (uma delas é a grana, ele tem bastante p fazer propaganda e nós não aguentamos nem um mês de corte de salário, eu bem o sei.)... vamos apenas fazer o que SOMOS BONS FAZENDO...e TODOS os professores são bons das IDÉIAS. (olha essa nossa tem dado mto resultado e no começo, só éramos umas 10 pessoas imaginando q daria certo numa sala do Jutahy.. agora temos milhares de pessoas sabendo q não estamos parados nem contentes com a situação).

Em uma carta aberta, Associação de Mães e Pais de Alunas e Alunos do Colégio Estadual Raphael Serravalle, ressalta que a indignação dos pais e mães de alunos – sem aulas há dois meses – não é com os professores, como sugere o governador. Ao contrário, tal indignação é com o governo Wagner e com seu vassalo, o incompetente secretário da educação, Prof. Osvaldo Barreto.

Uma pesquisa realizada em 2012, pela Central Única dos Trabalhadores ( CUT) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação revela o  ranking  das redes estaduais de educação do Brasil, em relação ao salário dos professores, em primeiro lugar esta o Estado de Roraima pagando R$ 4.047,49 por 40 horas. Já a Bahia esta em 15º pagando 1.981,20 por 40 horas.

A preocupação com a situação da greve é geral, os alunos querem aula, querem a escola, querem os professores. Querem passar de ano, querem um futuro melhor e parece que tudo isso vai gerando uma falta de esperança, de credibilidade na educação. Estou lendo textos e mensagens de todos os lugares, criticas em diversos blogs e sites. Os movimentos sociais hoje possuem como aliado a internet e as redes sociais que facilitam a comunicação. Estamos todos angustiados com esta situação em nosso estado, porém como falava o poeta Fernando Pessoa “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. A luta continua por uma educação de qualidade e por profissionais, com melhores condições de trabalho.


Fonte: 



Nenhum comentário:

Comentário