LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 de junho de 2012

Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores - ANPED / ENDIPE



A Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBFP) continua, no seu terceiro número, seguindo a discussão sobre os temas emergentes no campo da formação de professores. Além de multiplicidade de temas, objetos e sujeitos, o campo apresenta variados aportes teóricos e metodológicos, motivando os pesquisadores a visitarem outras áreas, a lançarem seu olhar para outras esferas do conhecimento. Os últimos levantamentos vêm indicando que o campo tem se tornado cada vez mais interdisciplinar e que a temática da formação permeia as diversas áreas/campos do conhecimento científico e prático. Percebem-se, nesse movimento, diferentes adesões teóricas, que vão além das clássicas análises sociológica, antropológica, filosófica e política. Hoje, o campo flerta com a psicanálise, com os estudos culturais e da complexidade, entre outros. Isso ocorre com maior visibilidade nos trabalhos apresentados nos GTs das Reuniões Anuais da ANPEd, nos encontros do ENDIPE e nas muitas teses que não chegam a ser publicadas ou apresentadas em eventos de caráter nacional.
Editorial
Apresentação José Rubens Lima Jardilino
 
Artigos
O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência Carlos Marcelo
 
A formação no ensino superior: Quais trajetórias de formação têm os professores que formam professores para a escola básica? Rejane Cavalheiro Silvia Aguiar Isaia Doris Pires Vargas Bolzan
 
Políticas de formação docente na Bahia: Uma análise a partir de pressupostos da teoria social de Habermas Daisi Teresinha Chapani Lizete Maria Orquiza de Carvalho António Teodoro
 
Contribuições ao debate sobre a pesquisa do professor da educação básica Menga Lüdke Giseli Barreto da Cruz
 
Em foco: A gestão das relações em sala de aula Maricéa do Sacramento Santos Carlos Henrique de Souza Gerken
 
As narrativas de professores sobre a escola e a mediação de um Grupo de Pesquisa-Formação Leny Rodrigues Martins Teixeira Flavines Rebolo Maria Aparecida de Souza Perrelli Eliane Greice Davanço Nogueira Adriana Rodrigues Silva
 
Curso de pedagogia: Formação do professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental Geslani Cristina Grzyb Pinheiro Joana Paulin Romanowski
 
Pesquisa sobre Formação de Professores: Síntese do II Simpósio de grupos de pesquisa do GT 8 da ANPEd Marli E. D. A. André Iria Brzezinski Menga Lüdke Maria do Céu Roldão
 
 
 
Fonte: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/volumes

Nenhum comentário:

Comentário