A Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBFP)
continua, no seu terceiro número, seguindo a discussão sobre os temas
emergentes no campo da formação de professores. Além de multiplicidade
de temas, objetos e sujeitos, o campo apresenta variados aportes
teóricos e metodológicos, motivando os pesquisadores a visitarem outras
áreas, a lançarem seu olhar para outras esferas do conhecimento. Os
últimos levantamentos vêm indicando que o campo tem se tornado cada vez
mais interdisciplinar e que a temática da formação permeia as diversas
áreas/campos do conhecimento científico e prático. Percebem-se, nesse
movimento, diferentes adesões teóricas, que vão além das clássicas
análises sociológica, antropológica, filosófica e política. Hoje, o
campo flerta com a psicanálise, com os estudos culturais e da
complexidade, entre outros. Isso ocorre com maior visibilidade nos
trabalhos apresentados nos GTs das Reuniões Anuais da ANPEd, nos encontros do ENDIPE e nas muitas teses que não chegam a ser publicadas ou apresentadas em eventos de caráter nacional.
- Editorial
- Apresentação José Rubens Lima Jardilino
- Artigos
- O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência Carlos Marcelo
- A formação no ensino superior: Quais trajetórias de formação têm os professores que formam professores para a escola básica? Rejane Cavalheiro Silvia Aguiar Isaia Doris Pires Vargas Bolzan
- Políticas de formação docente na Bahia: Uma análise a partir de pressupostos da teoria social de Habermas Daisi Teresinha Chapani Lizete Maria Orquiza de Carvalho António Teodoro
- Contribuições ao debate sobre a pesquisa do professor da educação básica Menga Lüdke Giseli Barreto da Cruz
- Em foco: A gestão das relações em sala de aula Maricéa do Sacramento Santos Carlos Henrique de Souza Gerken
- As narrativas de professores sobre a escola e a mediação de um Grupo de Pesquisa-Formação Leny Rodrigues Martins Teixeira Flavines Rebolo Maria Aparecida de Souza Perrelli Eliane Greice Davanço Nogueira Adriana Rodrigues Silva
- Curso de pedagogia: Formação do professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental Geslani Cristina Grzyb Pinheiro Joana Paulin Romanowski
- Pesquisa sobre Formação de Professores: Síntese do II Simpósio de grupos de pesquisa do GT 8 da ANPEd Marli E. D. A. André Iria Brzezinski Menga Lüdke Maria do Céu Roldão
- Fonte: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/volumes
Nenhum comentário:
Postar um comentário