LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 de junho de 2012

MEC aprova Curso de Medicina para a UFRB

O Ministério da Educação aprovou a criação de 60 vagas que serão destinadas ao novo curso de medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira, dia 5 de maio, pelo ministro Aloizio Mercadante durante a apresentação de um programa nacional de expansão de vagas dos cursos de medicina, que contempla todas as regiões do país. No total, são 2.415 novas vagas.

Nas universidades públicas federais, a expansão da oferta do ensino de medicina prevê a abertura de 1.615 vagas, sendo 260 na Bahia. As vagas destinadas a UFRB são para o Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de Santo Antonio de Jesus. “Essa é uma grande conquista para o Recôncavo. Nossa proposta já vem sendo negociada com o MEC há aproximadamente dois anos e agora a UFRB vai ser a primeira universidade federal a ofertar o curso no interior da Bahia”, declara o reitor Paulo Gabriel Nacif.

Para Nacif, a oferta das vagas é um claro esforço para contemplar ações que mantenham os médicos em suas localidades de formação, em especial no Norte e Nordeste. “Nós estamos em uma região do país densamente povoada e que sofre com a carência de profissionais. Esperamos que este novo curso possa contribuir para uma maior fixação de médicos no interior do Estado”, disse o reitor. A Bahia tem 1,1 médicos por 1000 habitantes, de acordo com o Inep/MEC e o Censo Demográfico 2010/IBGE, uma das piores médias do país.

Proposta do curso - O projeto pedagógico do curso de medicina da UFRB vai ser apreciado na próxima segunda-feira, dia 11 de junho, às 14h, na reunião do Conselho Diretor de Centro do CCS. A comissão responsável pela proposta é coordenada pelo professor titular e ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Naomar Almeida Filho e composta por professores da UFBA e UFRB. Após a deliberação do Conselho, o projeto segue para a Câmara de Graduação da UFRB e depois será encaminhado para avaliação do Conselho Nacional de Saúde e do MEC. A previsão é que as vagas para o novo curso sejam ofertadas já em 2013.


Fonte: http://ufrb.edu.br/agencia/administracao/2917-mec-aprova-60-vagas-para-curso-de-medicina-na-ufrb

Nenhum comentário:

Comentário