LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 de junho de 2012

Minha Voz, minha Vida: Os cuidados com a voz do professor



O que você tem feito para cuidar da sua voz?
 Você já pensou em ficar um dia inteiro em silêncio?
Os professores apresentam muitos problemas na voz.
E se você perder a sua voz? O que vai acontecer?
Como anda a sua vida? Sua Voz ... sua fala ...o som de sua voz?
Entre falar alto, gritos e apelos de silênciooooooo, fica o professor em sala de aula.
O que fazer para cuidar da voz?
Como preservar a nossa voz?

Por que a voz é tão importante para o professor?

Porque a voz carrega as palavras e também passa a mensagem emocional atrelada a elas. Todos já tivemos a experiência de em um simples “alô” perceber uma emoção de alegria ou preocupação. Assim, o som da voz tem a dupla função de informar conteúdo e sentimentos. De modo particular para o professor, a voz ensina, controla os alunos, mostra atenção e carinho e é o principal recurso de transmissão do conteúdo de aula. 

2. Por que os professores têm tantos problemas de voz?

Porque os professores usam a voz constantemente, assim como os atletas usam os músculos do corpo. Contudo, ao contrário dos esportistas que se submetem a treinos específicos e desenvolvem um preparo físico suficiente geralmente para resistir ao desgaste de sua profissão, é raro que um professor tenha tido a oportunidade de desenvolver sua voz para comunicação em sala de aula. Além disso, a voz para ser efetiva tem que contar com a ajuda de condições ambientais que favoreçam sua projeção e, muitas vezes, isso não acontece nas escolas.

3. Como a voz é produzida?

A voz é produzida na laringe, que fica no pescoço. O som da voz depende de um refinado controle cerebral que coloca em vibração as pregas vocais, popularmente conhecidas como cordas vocais. O combustível dessa vibração é o ar que sai dos pulmões. Uma boa coordenação entre o ar que passa pela laringe e a vibração das pregas vocais produz a voz humana, que se transforma nos sons da fala pelos movimentos dos articuladores, como a língua e os lábios.

Assista ao filme - Minha Voz, minha vida

Minha Voz Minha Vida, curta-metragem do SINPRO-SP ( Sindicado dos Professores do Estado de São Paulo), que mostra a importância do professor ter uma maior percepção sobre a própria voz e cuidar da saúde vocal 


Leia este Maravilhoso material - Bem-Estar Vocal - Escrito por Fabiana Zambon e
Mara Behlau.



Vamos Cuidar da Voz ...



Nenhum comentário:

Comentário