Projeto sobre Bullying: uma proposta didática / Livro sobre homofobia infantil / Preconceito Racial / Bullying contra crianças com necessidades educativas especiais.
Publiquei recentemente este livro ...
O livro O Diário de Davi: preconceito racial, homofobia e bullying na escola, é um texto literário, escrito pelo professor Silvano Sulzart. Temáticas como: homofobia, ciberbullying, preconeito racial e outras questões aparecem na trama. Davi, em uma narrativa envolvente e singela, conta suas dores e dilemas que vive na escola. A história revelará como a amizade vence o medo, e a ternura e o perdão fazem brotar esperança, sonhos e novas relaçõesm no espaço escolar. Através da leitura deste livro, você será capaz de identificar se seus filhos ou alunos estão sendo vítimas de bullying, homofobia na escola e encontrará ainda pistas de como combater o bullying, dentro e fora do espaço escolar.
Prezados,
estou disponibilizando um Projeto Didático sobre Bullying. Este projeto
pedagógico pode ser aplicando em qualquer escola, existindo claro as
devidas modificações. Estou postando aqui, para socializar experiências.Este projeto foi aplicado e mais de 100 escolas.
Projeto Bullying: diga não as ameaças, tiranias, opressões, intimidações e humilhações.
APRESENTAÇÃO
Este
projeto será desenvolvido na Escola x .na turma x com cerca de x
alunos, tendo como temática central a reflexão sobre o Bullying tanto na
escola, como na sociedade em geral. Bullying é uma situação que se
caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de
maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O
termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa
valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido
como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
Pretende-se
discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar
caracterizada como bullying, além disso, este projeto visa discutir
formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os
valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.
JUSTIFICATIVA
A
prática do Bullying, tornou-se algo comum nos espaços educacionais,
provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como
das vitimas.
Discutir
as questões ligadas a prática do bullying com toda a comunidade
escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos
casos de bullying ocorra nas unidades escolares. Este projeto pretende
atuar, tonto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas
educativas que combatam as ações de violência na escola.
A
popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios
eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os
apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando
proporções maiores. "O fato de ter conseqüências trágicas - como mortes e
suicídios - e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir
de forma mais séria o tema", aponta Guilherme Schelb, procurador da
República e autor do livro Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil
OBJETIVO GERAL
Pesquisar
e refletir sobre as causas e conseqüências do bullying, tomando como
partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis.
Objetivos Específicos
- Discutir com os alunos as principais causas de bullying.
- Refletir sobre a necessidade de desenvolvermos ações educativas contra o bullying na unidade escolar.
- Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de violência no espaço escolar.
- Discutir o respeito as diferenças no espaço escolar.
- Construir uma proposta de regras de convivência e contra o bullying na unidade escolar.
METODOLOGIA
Este
projeto será desenvolvido através de leituras, discussão de textos,
trabalhos em grupos, proporcionando uma reflexividade sobre as causas e
conseqüências do Bullying. Também serão utilizada as seguintes
estratégias metodológicas:
- · Apresentação de Filmes; ( Sugestões de Filmes)
- · Dinâmicas de Grupo; ( Sugestões de Atividades)
- · Produção de Textos;
- Palestras com os pais e responsáveis;
- Organização de Seimnários;
- · Resolução de casos;( Texto)
- · Leituras variadas; ( Sugestão de textos para leituras)
CLIENTELA
Alunos, professores e toda a comunidade escolar.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
PEREIRA, Beatriz Oliveira. Para uma Escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Edição: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
Obs: Elabore
um cronograma com as datas e as atividades que serão realizadas.
Mobilize toda a escola para aplicação deste projeto. Convite os alunos a
criarem cartazes outdoor, links, postagens e etc.
3 comentários:
Muito bom seu trabalho e serviu um pouco para abrir minha mente, pois o meu é sobre a minimização do bullying na educação infantil, envolvendo a psicopedagogia. Ainda estou enrolada pois não consegui desenrolar tudo.
Este trabalho foi de suma importancia que acrescentou mais conhecimento no meu trabalho de conclusão de curso dando mais idéias.
E o
Show de bola! Excelente trabalho. Estou utilizando na escola.
Postar um comentário