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3 de maio de 2011

Projeto sobre Bullying: uma proposta didática

Prezados, estou disponibilizando um Projeto Didático sobre Bullying. Este projeto pedagógico pode ser aplicando em qualquer escola, existindo claro as devidas modificações. Estou postando aqui, para socializar experiências. Tenho uma turma de alunos de pedagogia,  que estão aplicando este projeto em quase 30 escolas, pretendo postar aqui os resultados.

 
Projeto Bullying: diga não as ameaças, tiranias, opressões, intimidações e humilhações.


 

APRESENTAÇÃO

 

Este projeto será desenvolvido na Escola x .na turma x com cerca de x alunos, tendo como temática central a reflexão sobre o Bullying tanto na escola, como na sociedade em geral. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Pretende-se discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este projeto visa  discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

 

A prática do Bullying, tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vitimas.

 

Discutir as questões ligadas a prática do bullying com toda a comunidade escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de bullying ocorra nas unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tonto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola.

 

A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. "O fato de ter conseqüências trágicas - como mortes e suicídios - e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema", aponta Guilherme Schelb, procurador da República e autor do livro Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil

 

 

OBJETIVO GERAL

 

Pesquisar e refletir sobre as causas e conseqüências do bullying, tomando como partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis.

Objetivos Específicos

 

  • Discutir com os alunos as principais causas de bullying.
  • Refletir sobre a necessidade de desenvolvermos ações educativas contra o bullying na unidade escolar.
  • Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de violência no espaço escolar.
  •  Discutir o respeito as diferenças no espaço escolar.
  • Construir uma proposta de regras de convivência e contra o bullying na unidade escolar.
 
METODOLOGIA

Este projeto será desenvolvido através de leituras, discussão de textos, trabalhos em grupos, proporcionando uma reflexividade sobre as causas e conseqüências do Bullying. Também serão  utilizada as seguintes estratégias metodológicas:


  
CLIENTELA

Alunos, professores e toda a comunidade escolar.

  
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying – Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ª edição. Campinas SP: Veros Editora, 2005.

PEREIRA, Beatriz Oliveira. Para uma Escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Edição: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.


Sites para Leitura complemetar.
  

Obs: Elabore um cronograma com as datas e as atividades que serão realizadas. Mobilize toda a escola para aplicação deste projeto. Convite os alunos a criarem cartazes outdoor, links, postagens e etc.


Sucesso e não deixe de me enviar um e-mail contando-me como foi apresentação dos filmes e a aplicação do projeto.
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