Antes da leitura da Biografia de Justin Bieber, vamos analisar uma resenha publicada no Site Consultório Paulista, lembrando que como educadores, trabalhamos com crianças, jovens e adolescentes. Precisamos conhecer a realidade midiática, que os nossos jovens e adolescentes estão inseridos e aprender a ouví-los, para poder compreender suas angustias, aflições e inquietações existências, psicologias e educacionais. A nossa escola, não está fora da realidade. Noto que as vezes, por falta de compreensão da realidade, ou da atualidade, nós deixamos de lado grandes oportunidades de discutimos os temas que vão surgindo em sala que são oportunidades de aprendizado e discussões. O que é ser adolescente? Como é a vida de um adolescente nas diferentes escalas sociais? Todos os adolescentes passam pelos mesmos problemas? O que é ser adolescente hoje? Como foi a adolescência de nossos pais e como eles reagiam diante das situações que estou vivendo? São perguntas que podemos fazer e discutir com os nossos alunos.
Resenha do Filme De Justin Bieber (2011)
O documentário agrega imagens do Youtube, nas quais o ídolo, quando ainda era criança, desenvolvia ritmos complexos para alguém daquela idade em banquinhos e cadeiras. É inegável que o adolescente, hoje com dezesseis anos, tem talento. Além de bateria, guitarra e teclado, ele também compõe. Talvez, entre as razões do seu sucesso, podemos encontrar sua voz afinada, com um timbre que faz lembrar Michael Jackson quando adolescente. Ele é próximo de artistas consagrados da black music, que dividem algumas músicas com ele no palco.
Justin Bieber é um adolescente que tenta se divertir entre um show e outro, mas o documentário, aparentemente sem ter a intenção disso, indica as enormes pressões que ele sofre: estudar no ônibus que o leva para diferentes cidades, privar-se de alimentos que podem afetar a sua voz, excesso de trabalho (em média, uma apresentação a cada quatro dias, em meio a ensaios e viagens).
De forma amplificada, a pressão exercida sobre o astro adolescente simboliza as cobranças que recaem sobre a adolescência nos dias de hoje: conhecer línguas estrangeiras, ter bom desempenho no uso do computador, estudar para o exame vestibular, preparar-se emocionalmente para se desligar – muitas vezes, prematuramente – do ambiente familiar para estudar no exterior, sobreviver à violência das ruas...
Um tema importante que surge no filme, mas não é discutido, é o do amor e sexualidade. Há mais de cem anos, precisamente em 1905, Freud publicou “Três ensaios para uma teoria da sexualidade” e trouxe uma constatação incômoda: crianças e adolescentes têm sexualidade. Não se pode concluir outra coisa ao observar os depoimentos de inúmeras crianças e adolescentes sobre o ídolo. Revelam suspiros, choros e fantasias de meninas e adolescentes que reconhecem em si a intensidade do que sentem, mas que não sabem muito bem o que fazer com isso tudo.
Os filósofos Theodor W. Adorno e Max Horkheimer produziram uma obra que é referência importantíssima para pensarmos o que denominaram “indústria cultural”. É curioso notar que Justin Bieber é muito exposto no documentário – em alguns momentos, provavelmente de modo involuntário por parte do diretor, mostra-se frágil e solitário – mas, em momento algum, ele é entrevistado. Talvez, um sinal de que hoje fala-se muito sobre os adolescentes, mas eles não são satisfatoriamente ouvidos.
Biografia
Justin Drew Bieber é um garoto que nasceu no dia 01/03/1994 em Ontario, Canadá. Aos 13 anos, Justin virou um sucesso no Youtube depois de postar seus covers de cantores como: Chris Brown, Justin Timberlake, Usher, Elliott Yamin & Ne-yo (que são algumas de suas influências).
Basta ouvir apenas uma vez esse fenômeno de 15 anos, para perceber que ele está anos luz na frente de muitos cantores. Depois de postar seus vídeos caseiros na internet (em 2007), Justin conseguiu muito mais do que 10 milhões de visualizações. "Eu comecei a cantar uns três anos atrás", diz o garoto que cresceu em Stratford, Ontario. "Eu entrei em uma competição chamada Stratford Idol. As outras pessoas da competição, estavam tendo aulas de canto e treinadores vocais. Eu não levava tão a sério naquele tempo, eu só saia cantando pela casa, eu só tinha 12 anos".
Numa tentativa de compartilhar suas vitórias com as pessoas que ama, Justin começou a postar suas apresentações na internet. "Eu coloquei vídeos meus cantando no Youtube, então minha família e meus amigos poderiam vê-los", diz ele. "Mas acabou que outras pessoas gostaram e começaram a comentar, foi assim que meu empresário me encontrou. Ele me viu no Youtube, contatou minha família, e agora estou contratado".
Sete meses depois de ter começado a postar seus vídeos na internet, um executivo de Marketing da "So So Def", Scooter Braun, trouxe Justin para Atlanta, E.U.A, para encontrar com sua equipe. Como se o talento natural de Justin para cantar não fosse o suficiente para impressionar a esquipe de Braun, Justin também tinha talento para tocar muitos instrumentos musicais como: violão, piano, bateria e trompete. "Logo que nós voamos para Atlanta, Scooter me levou para o estúdio, e Usher estava lá no estacionamento", lembra Bieber. "Essa era a primeira vez que eu viajei pra fora do Canadá, então eu andei até ele e fiquei tipo 'Ei Usher, eu amo suas músicas, quer que eu cante uma pra você?' e ele estava tipo 'Não garotinho, apenas entre, está frio' "
Demorou pouco tempo online pra Usher perceber que ele estava na frente de um futuro superstar. "Uma semana depois, Usher me levou à Atlanta", diz Bieber. "Eu cantei pra equipe dele, e ele quis me contratar. Mas eu ainda tinha um encontro com Justin Timberlake, que também queria me contratar. O acordo de Usher era melhor, ele tinha muito apoio, e Scooter realmente tinha muitos bons contatos em Atlanta.", continua Justin. "Agora eu sempre provoco o Usher, lembrando ele de como ele não me levou a sério quando nos conhecemos".
Em Outubro de 2008, Justin foi oficialmente contratado pela Island Def Jam. Seu álbum de estréia "My World" é um olhar profundo na mente de um jovem garoto, que está nascendo como homem. Com produção de grandes nomes como The Dream, e Tricky Stewart, (que produziu Umbrella e Single Ladies) Justin tem tudo o que ele precisa pra alcançar o sucesso. Seu primeiro single "One Time", produzido por Tricky, é sobre um dos assuntos preferidos de Justin, amor. Usher se junta a Justin em "First Dance", onde os dois trocam versos em uma música que Bieber descreve como "uma música com uma batida lenta, em que as pessoas podem dançar". Em “Down to Earth” Justin fala sobre crescer. "Bigger" encontra o adolescente maduro motivando seus ouvintes a perseguir seus objetivos.
"Estou ansioso para influenciar as pessoas de uma forma positiva", diz Justin. "Minha mensagem é que você pode fazer qualquer coisa se você colocar isso na cabeça. Eu cresci abaixo da linha da pobreza, eu não tive tanto quanto as outras pessoas. Acho que isso me fez mais forte como uma pessoa, foi o que construiu meu caráter. Agora eu estou em um grau de 4.0, e quero ir para a faculdade e me tornar uma pessoa melhor."
"Acho que as pessoas mais velhas podem apreciar a minha música porque eu realmente mostro o meu coração quando eu canto, e isso não é sentimental", diz ele. "Acho que posso crescer como um artista e meus fãs crescerão comigo." E pensem, ele está apenas começando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário