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7 de maio de 2011

Escolas brasileiras criam e perpetuam preconceitos e discriminaçõe: avaliam especialistas

Escolas brasileiras criam e perpetuam preconceitos e discriminações de minorias, avaliam especialistas

BRASÍLIA - O ambiente escolar é um espaço para o surgimento de atitudes sexistas e homofóbicas. Esta é uma das conclusões tiradas da audiência pública sobre preconceitos e discriminações na educação brasileira, realizada quarta-feira (4) na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. 

- Além de reproduzir a escola cria homofobia - disse a coordenadora do Projeto Escola sem Homofobia, da organização não governamental (ONG) Ecos - Comunicação em Sexualidade, Maria Helena Franco. 

- Não é mais adiante, mas é ali que está se criando o preconceito- completou. 

Na opinião de Helena Franco, os professores brasileiros não são preparados para lidar com o tema em sala de aula e não dispõem de material didático que possa auxiliá-los. 

- Material sobre a temática praticamente não existe - disse após apresentar aos parlamentares um kit com livro, vídeos, boletins e cartaz que podem ser usados na escola em apoio à implantação do chamado "projeto político pedagógico", que orienta o ensino. 

O material elaborado pela ONG está em análise na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - Secad, do Ministério da Educação (MEC), para ser replicado e incluído na grade de distribuição de material educativo do MEC. Segundo Helena Franco, o ministério já recebeu cerca de 1.500 pedidos do material que não está disponível na internet. A princípio, o material será distribuído a docentes do ensino médio, "mas pode ser usado por professores do ensino fundamental". 

Situações de homofobia são verificadas, por exemplo, em situações de constrangimento, o bullying, que pode causar danos morais a quem sofre com comportamentos agressivos (físico ou verbal) recorrentes. 

Uma pesquisa de 2009, apresentada pela ONG Plan Brasil, e publicada pelo Ministério Público do Maranhão, feita com 5.168 alunos de 25 escolas públicas e particulares de todas as regiões brasileiras, mostrou que sete em cada dez estudantes de diversas faixas etárias presenciaram cenas de agressões entre colegas. As principais vítimas são os meninos: 34,5% disseram ser vítimas de maus-tratos. 

A situação dos meninos na escola começa a preocupar também pela questão de gênero, tradicionalmente associada à discriminação de mulheres. A pesquisadora Denise Carreira, da ONG Ação Educativa salienta que os meninos, especialmente os negros, abandonam a escola mais que as meninas. 

Apesar desse dado e do fato de as mulheres já terem em média maior escolaridade que o homem, o mercado de trabalho é menos favorável a elas, que recebem salários menores. Para Denise Carreira, isso tem a ver com as vocações que são estimuladas na escola e as carreiras às quais acabam se dedicando. 

- A educação sexista define que as mulheres são boas para isso, e não são boas para aquilo - afirmou ao lembrar que o mau desempenho em ciências e matemática tem a ver com a falta de estímulo para que, no futuro, ocupem áreas de exatas. "Ainda hoje temos profissões ditas masculinas e profissões ditas femininas", como as áreas sociais e de cuidados (professoras, assistentes sociais, saúde), com baixa remuneração. "É fundamental questionar a educação que estabelece papéis para homens e mulheres", recomendou.

Fonte: O Globo

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/05/05/escolas-brasileiras-criam-perpetuam-preconceitos-discriminacoes-de-minorias-avaliam-especialistas-924388448.asp#ixzz1LhjTMCEH
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