LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 de maio de 2011

Consciência Fonológica e Alfabetização:Sons das Letras do Alfabeto


Consciência Fonológica


A habilidade de discriminar e manipular os segmentos da fala é um quesito fundamental para a aquisição de leitura e escrita.

O livro apresenta várias atividades de consciência fonológica de forma lúdica.


Conhecimento das Correspondências grafofonêmicas

O ensino explicito e sistemático das correspondências entre as letras e os sons é um outro quesito fundamental para a aquisição de leitura e escrita.

Conhecendo como essa correspondência ocorre, os sólidos fundamentos da leitura e da escrita são muito mais facilmente apreendidos pela criança, cuja competência nestas habilidades desenvolve-se, então, de modo rápido, certo e seguro.

As atividades de introdução de letras e dígrafos também encontram-se distribuídas conforme um grau de dificuldade crescente – são apresentadas também as formas escritas. A introdução da letra cursiva desde o início facilita a escrita.

No final do livro encontra-se a folha mnemônica com as letras do alfabeto (modelo de Reichen 1988) que auxilia a memorização das varias formas das letras do alfabeto e auxilia também a memorização dos sons das letras.

Produção e interpretação de texto

O desenvolvimento das habilidades de produção e interpretação de diferentes tipos de texto é o objetivo maior e final da alfabetização.

E no livro são indicadas após a aquisição de algumas habilidades essenciais nos níveis da letra e da palavra.
A criança deve ser capaz de compreender e produzir a escrita em diferentes estilos.

O texto com dificuldade graduada propicia às crianças uma maior experiência de sucesso e competência.

O professor deve encaminhar ao longo das atividades propostas no livro de acordo com as características, recursos e necessidades especificas dos seus alunos.


Nenhum comentário:

Comentário