Consciência Fonológica
A habilidade de discriminar e manipular os segmentos da fala é um quesito fundamental para a aquisição de leitura e escrita.
O livro apresenta várias atividades de consciência fonológica de forma lúdica.
Conhecimento das Correspondências grafofonêmicas
O ensino explicito e sistemático das correspondências entre as letras e os sons é um outro quesito fundamental para a aquisição de leitura e escrita.
Conhecendo como essa correspondência ocorre, os sólidos fundamentos da leitura e da escrita são muito mais facilmente apreendidos pela criança, cuja competência nestas habilidades desenvolve-se, então, de modo rápido, certo e seguro.
As atividades de introdução de letras e dígrafos também encontram-se distribuídas conforme um grau de dificuldade crescente – são apresentadas também as formas escritas. A introdução da letra cursiva desde o início facilita a escrita.
No final do livro encontra-se a folha mnemônica com as letras do alfabeto (modelo de Reichen 1988) que auxilia a memorização das varias formas das letras do alfabeto e auxilia também a memorização dos sons das letras.
Produção e interpretação de texto
O desenvolvimento das habilidades de produção e interpretação de diferentes tipos de texto é o objetivo maior e final da alfabetização.
E no livro são indicadas após a aquisição de algumas habilidades essenciais nos níveis da letra e da palavra.
A criança deve ser capaz de compreender e produzir a escrita em diferentes estilos.
O texto com dificuldade graduada propicia às crianças uma maior experiência de sucesso e competência.
O professor deve encaminhar ao longo das atividades propostas no livro de acordo com as características, recursos e necessidades especificas dos seus alunos.
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