- Sugestões de Atividades para o dia das Mães.
- Projeto para o dias das Mães.
- Mensagens para o Dia das Mães.
- Peça Teatral para o Dia das Mães.
- Músicas para o Dia das Mães.
- Reflexões para o Dia das Mães.
- Dicas para Lembrancinhas.
- Como organizar o Dia das Mães na Escola?
Você encontou o lugar certo! Indico que leia o artigo da Nova Escola. Segue o link
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/equivocos-festas-escola-447945.shtmlResumo Crítico do artigo DIA DAS MÃES E DIA DOS PAIS: GÊNERO E FAMÍLIA NA ESCOLA de Cláudia Denis Alves da Paz.
A sociedade brasileira, durante o século XIX, passou por transformações que contribuíram para a consolidação do capitalismo, a urbanização e a ascensão da burguesia. A família burguesa que se desenvolveu no processo histórico brasileiro tinha como características o modelo nuclear, a valorização da maternidade e do cuidado com a família. Nesta configuração, um sólido ambiente familiar, o lar acolhedor, filhos educados e esposa dedicada ao marido, às crianças e desobrigada de qualquer trabalho produtivo representavam o ideal de retidão e probidade, um tesouro social imprescindível.
Apesar das mudanças ocorridas na vida social e familiar brasileira, a escola ainda reproduz o modelo de família tradicional, desconsiderando a mulher que trabalha fora do lar, as famílias monoparentais e reconstituídas, mais ainda, ignorando as famílias homossexuais.
Algumas atividades organizadas pela equipe da escola mostraram a maneira como as questões de gênero são compreendidas pelos profissionais de educação que nela atuam. Elas estão incorporadas, naturalizadas e, tratadas como prontas e fixas, sem problematizá-las política e socialmente. Os educadores seguem um cronograma de datas e festas muitas das vezes sem refletir sobre o que de fato estão fazendo. As festas, que nem sempre são discutidas, apenas ensaiadas, trazem as marcas sociais de gênero, do capitalismo e dos eventos escolares sem intenções pedagógicas.
O educador apresenta uma identidade da mulher-mãe aceita e pronta socialmente, ao reforçar objetos, lugares, cores e ao solicitar das crianças determinadas atividades como: pinturas, leitura de textos variados, músicas e peças teatrais.
O que fazer então?
- Valorizar a família contemporânea. Diferente da Tradicional.
- Estamos realizando festas da mães, para crianças que não possuem mães.
- Incentivamos o capitalismo e o comércio.
- Muitas das vezes realizamos atividades mecânicas sem reflexão ou questionamento.
- Qual é realmente o dia das mães? Existe dia das mães?
- O que é ser, mãe hoje?
- Quem é a sua mãe? Todos possuem uma figura feminina, para chamar de mãe?
- A Escola pode organizar uma linda festa, porém sabendo que nem todos os alunos possuem mães e que a nossa sociedade esta mudando.
“Domingo é o dia das mães, porém o dia das mães, são todos os dias, como o dia dos pais, como o dia de hoje.Simplesmente um dia.”
Leia o artigo completo em :
Nenhum comentário:
Postar um comentário