ORIENTAÇÕES PARA COMPOSIÇÃO DO MEMORIAL DESCRITIVO
O Memorial Descritivo é uma autobiografia que descreve, analisa e critica acontecimentos sobre a trajetória acadêmico-profissional e intelectual do candidato, avaliando cada etapa de sua experiência.Recomenda-se que o memorial inclua em sua estrutura seções que destaquem as informações mais significativas, como a formação, as atividades técnico-científicas e artístico-culturais, as atividades docentes, as atividades de administração, a produção científica, entre outras.O texto deve ser redigido na primeira pessoa do singular, o que permitirá ao candidato enfatizar o mérito de suas realizações.
Sugestão de Estrutura do Memorial
1. Folha de rosto
a) nome do candidato
b) título (Memorial Descritivo)
c) local
d) ano
2. Formação, aperfeiçoamento e atualização
Na descrição, mencionar:
a) educação superior - graduação
b) educação superior - pós-graduação
c) estágios
d) cursos de extensão
e) iniciação científica e monitoria
f) bolsas de estudo
g) participação em congressos, simpósios, seminários e outros eventos congêneres
Deve-se inserir comentários sobre como decorrem os cursos de formação, de aperfeiçoamento e de atualização, assim como o resultado final e também os reflexos na carreira profissional, docente, científica, literária e/ou artística do candidato.
3. Atividades docentes
As atividades docentes referem-se às funções desenvolvidas no ensino e na orientação de estudantes. Na descrição, mencionar:
a) aulas e cursos ministrados (especificar em que disciplinas)
b) orientações de trabalhos de alunos (Feiras de Ciências, das Profissões, entre outros eventos), trabalhos de conclusão de cursos, de estágios e/ou de bolsistas
c) palestras e/ou conferências proferidas
4. Atividades de administração
Indicar outras atividades profissionais que não se enquadrem nas modalidades anteriores:
a) participação em comissões, coordenações, supervisões de trabalhos e/ou projetos
b) participações em conselhos, em comitês e/ou júri de prêmios entre outros
c) participações em órgãos colegiados, comitês executivos, grupos de trabalhos, entre outros
d) consultorias
e) funções eletivas, inclusive diretorias, conselhos de entidades (profissionais e/ou sindicais) indicando função exercida, inclusive de chefia, coordenação, direção com o respectivo tempo de mandato
5. Títulos, homenagens e aprovações em concursos
Mencionar o ano e a distinção outorgada e o local.
6. Produção científica, literária e artística.
Incluir trabalhos científicos, literários e/ou artísticos que tenham sido publicados, assim como trabalhos apresentados em congressos, jornadas e outros eventos similares.
Obs: Para a Formatação do texto siga as regras da ABNT
Fonte: FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
5 comentários:
super legal pois foi conciso e bem esclarecedor. parabéns.
Boa tarde sr. Sulzarty. Parabéns pelo documento explicitado, achei-o interessante; usarei suas instruções para construir o meu. Obrigada.
Muito esclarecedor,parabéns que Deus continue lhe abençoando.
Muito obrigada pela orientação. Nunca fiz um memorial, preciso entregar um e estava sem saber como.
Muito esclarecedor! Ajudou-me bastante pois tenho que elaborar um memorial e estava meio confusa.
Obrigada.
Postar um comentário